João Fonseca segue sem vencer na temporada de 2026. Nesta quarta-feira, 11, o brasileiro foi derrotado na estreia do ATP de Buenos Aires pelo chileno Alejandro Tabilo por 2 sets a 1 (3/6, 6/3 e 5/7) e se despediu do torneio. Atual campeão do torneio, o jovem havia entrado diretamente nas oitavas de final.
Além da luta pelo bicampeonato, João Fonseca utilizava o torneio como preparação para o Rio Open, principal evento do circuito na América do Sul. No primeiro compromisso do ano, no Australian Open, ele acabou eliminado na primeira partida. Antes, havia desistido de dois torneios por conta de um problema na coluna.
Nas quartas de final da competição, o chileno enfrentará o argentino Tomás Martín Etcheverry, que mais cedo venceu seu compatriota Roman Andrés Burruchaga por 2 sets a 1 e garantiu a classificação.
Ver esta publicação no Instagram
O jogo
O primeiro set começou com domínio total de Alejandro Tabilo, que confirmou seus dois primeiros serviços sem ceder pontos e ainda conseguiu a quebra logo no início, abrindo rapidamente 3 a 0. João Fonseca tentou reagir, confirmou o saque e chegou a devolver uma quebra, encostando no placar em 4 a 3, mas Tabilo respondeu de imediato, retomou o controle do jogo e fechou em 6 a 3.
O segundo set foi mais equilibrado no início, com os dois confirmando seus saques até o 2 a 2. A partir daí, João Fonseca conseguiu a quebra, abriu vantagem e passou a controlar o set. Mesmo após Alejandro Tabilo confirmar o serviço, João fechou em 6/3.
O terceiro set foi disputado ponto a ponto. Alejandro Tabilo largou na frente, conseguiu a quebra no meio da parcial e chegou a abrir vantagem, mas João Fonseca reagiu, devolveu a quebra e manteve o equilíbrio até o 5 a 5. No momento decisivo, o chileno voltou a ser mais sólido, quebrou novamente e fechou o set em 7/5.





