Na tarde deste domingo, 16, Jannik Sinner ‘estragou’ a temporada de Carlos Alcaraz e conquistou o título do ATP Finals. Em um jogo extremamente equilibrado, o número dois do mundo venceu o espanhol por dois sets a zero, parciais de 7/6 e 7/5. O troféu de campeão não rendeu ao italiano o posto de líder do ranking da temporada, mas serviu para equiparar o retrospecto entre os rivais.
A decisão do ATP Finals começou com um clima estranho. Logo no quarto game de partida, um torcedor passou mal e precisou de atendimento médico na arquibancada. Depois de dez minutos de paralisação, o jogo foi retomado em Turim, na Itália. Apesar da longa pausa, Sinner e Alcaraz se mantiveram firmes em seus serviços e não deram chances de quebra um ao outro.
A primeira oportunidade veio já no 11º game, quando Alcaraz teve a chance de fechar o set e largar na frente da final. No entanto, Sinner segurou a pressão e levou a decisão para o tie break. Nele, o equilíbrio continuou entre os tenistas, mas o italiano deslanchou no momento decisivo. Dessa forma, Jannik saiu na frente da decisão depois de um lindo lob e um belo saque, levando a torcida italiana ao delírio.
Ver essa foto no Instagram
O segundo set de Sinner e Alcaraz
Apesar da vitória no primeiro set, Sinner não começou bem a segunda parcial e foi quebrado logo no primeiro game. Assim, Alcaraz teve a oportunidade de liderar a final pela primeira vez. No entanto, a vantagem não durou muito tempo, já que o espanhol viu o italiano reagir e quebrar seu serviço no sexto game. No embalo da torcida, Jannik confirmou o saque na sequência e ficou mais perto do título.
Contudo, a final se manteve muito equilibrada e sem chances de quebra. Dessa forma, Sinner apareceu no momento certo, quebrou Alcaraz no 12º game e confirmou o título do ATP Finals. Com a vitória, Jannik continuou como número dois do mundo, mas chegou à sexta vitória em 16 jogos contra o rival. Por outro lado, Carlitos terminou a temporada do tênis mundial como líder do ranking da ATP.




