Alexander Zverev vive um momento complicado na carreira. O tenista número três do mundo reconhece as dificuldades enfrentadas no circuito: em Wimbledon, caiu na primeira rodada em cinco sets para o francês Arthur Rinderknech. Assim, em fala à imprensa, ‘Sascha’ fez um forte desabafo.
“Me sinto vazio e muito sozinho na vida. Estou com problemas mentais”, revelou Zverev com a voz embargada. “Não é uma questão de tênis. Me sinto só na vida em geral agora, e isso não é agradável. Me custa encontrar alegria fora da quadra e me sinto muito, mas muito sozinho. Jamais havia experimentado algo assim”.
O jogador ainda confessou que ‘entregou os pontos’ na partida de estreia do Grand Slam: “Estive muito passivo em alguns momentos, mas senti que tinha o jogo sob controle no quinto set. Quando perdi meu saque em 40-0, desperdicei minha chance. A partir dali, foi como se eu simplesmente me deixasse levar”.
Ver essa foto no Instagram
Zverev acredita que o momento é o mais crítico já vivido em relação à saúde mental. “Talvez, pela primeira vez na vida, eu precise de ajuda. Já enfrentei muitas dificuldades na vida pessoal e profissional, mas nunca me senti tão vazio como agora. Perdi a alegria em tudo que faço”, disse.
“Nem quando ganho sinto aquela felicidade, aquela motivação para seguir. Vou dormir sem vontade de acordar no dia seguinte. Acho que muita gente já se sentiu assim, e em um atleta de elite, isso aparece de forma clara nos resultados”.
Apesar do cenário, Sascha pontuou que busca soluções. “Estou tentando encontrar maneiras de sair disso, mas volto a cair. Meu problema não é o tênis agora, é encontrar algo dentro de mim”, completou. A edição de 2025 de Wimbledon bateu um recorde: o maior número de eliminações de atletas top 10 desde 1968. Holger Rune, Coco Gauff e Daniil Medvedev, por exemplo, se juntam a Zverev na estatística.