Nesta terça-feira, 13, Jannik Sinner, número 1 do mundo, venceu o argentino Francisco Cerundolo (18º) nas oitavas de final do Roma Open por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/3, em 2h17 de jogo no saibro italiano. Agora, o italiano enfrentará nas quartas de final o vencedor do duelo entre o espanhol Jaume Munar (66º) e o norueguês Casper Ruud (7º).
1º set
O primeiro set foi duro e equilibrado. No game inicial, Cerundolo sacou, e Sinner teve quatro break points — todos salvos pelo argentino, que conseguiu confirmar seu serviço. Nos games seguintes, ambos confirmaram seus saques com mais tranquilidade, até que, em 2/2, o número 1 do mundo conseguiu a quebra. Cerundolo ainda salvou dois break points, mas não resistiu: 3/2 para Sinner.
No entanto, no game seguinte, Cerundolo devolveu a quebra. Após impressionantes quatro break points, o argentino conseguiu empatar a parcial. Depois dessas duas quebras seguidas, a partida voltou ao ritmo inicial. Cerundolo chegou mais perto de uma nova quebra ao abrir 30/0 no saque do italiano, quando o placar marcava 4/3 a seu favor, mas Sinner se recuperou bem.
Ver essa foto no Instagram
Assim, o set foi decidido no tie-break. No desempate, o número 1 do mundo se sobressaiu e venceu por 7/2, confirmando a vitória no set por 7/6, após 1h17 de jogo.
2º set
Após um primeiro set tão equilibrado e uma derrota dolorosa no tie-break, contra o tenista da casa, era de se esperar que o adversário sentisse o golpe, certo? Mas não foi o caso de Francisco Cerundolo. O argentino voltou bem para o segundo set, pressionou Sinner e chegou a empatar em 40 iguais no primeiro game, mas, mesmo com dificuldades, o italiano confirmou seu saque.
No game seguinte, Cerundolo venceu com autoridade, fechando de zero em seu serviço. Mais uma vez, no saque de Sinner, o argentino complicou o jogo, mas novamente o número 1 do mundo conseguiu sair da pressão e venceu.
A partir daí, Sinner cresceu na partida e conquistou a primeira quebra do set. Nesse momento, o argentino sentiu o golpe e caiu de rendimento. O italiano confirmou seu serviço e quebrou mais uma vez, sacando para o jogo. Porém, mostrando uma enorme força mental, Cerundolo surpreendeu e devolveu uma das quebras ao número 1 do mundo, voltando para o jogo. Sinner teve dois match points no saque do argentino, que ainda assim resistiu e levou o game, mas o italiano sacou para o jogo novamente. Assim, fechou o set em 6/3, em 59 minutos, e confirmou a vitória na partida.