A temporada do saibro no circuito mundial de tênis começou nesta semana em Monte Carlo. A estrela brasileira João Fonseca não está participando do torneio, mas ainda assim tem sido assunto no mundo do tênis. O ‘The New York Times’, principal jornal dos Estados Unidos, elegeu João como o maior “perigo” para os adversários na terra batida.
Dessa forma, na coluna ‘The Athletic’, focada em cobertura esportiva, os norte-americanos fizeram uma análise sobre o jovem brasileiro:
“Ele tem apenas 18 anos e provavelmente não vai varrer os Masters 1000 de saibro. Se ele fizer isso, será certamente o favorito para Roland Garros. Dito isso, Fonseca pode ter o ‘fator X’ do tênis masculino nesta temporada de saibro. Ele venceu Buenos Aires, tornando-se o quarto homem mais jovem a ganhar um título do ATP Tour neste século, e jogou mais tênis no saibro em sua vida do que em qualquer outra superfície”, destacou o jornal.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, o jornal afirmou que, apesar de estar apenas na 59ª posição do ranking mundial, é consenso geral que João Fonseca joga muito mais do que sua atual posição indica: “Isso faz dele um dos mais perigosos em qualquer chave, especialmente numa superfície que ele conhece bem.”
Próximos torneios de João Fonseca
João Fonseca, atual número 59 do mundo, está inscrito no ATP de Estoril — o maior torneio de tênis de Portugal. Em 2024, o evento será de nível Challenger 175, mas voltará a ser um ATP 250 em 2026. O torneio acontece simultaneamente à segunda semana do Masters 1000 de Madri, servindo como uma competição alternativa para os atletas eliminados precocemente na capital espanhola.
Fonseca vai repetir a estratégia que usou no ATP Challenger de Phoenix: após cair em Indian Wells, ele escolheu disputar o torneio nos Estados Unidos para se preparar para o Miami Open. O resultado foi excelente: o brasileiro conquistou o título em Phoenix, somou pontos importantes no ranking da ATP e chegou com força a Miami, onde avançou até a terceira rodada, sendo eliminado apenas pelo número 10 do mundo, Alex de Minaur.