A campanha de Iga Swiatek no WTA 1000 de Indian Wells segue de forma avassaladora. Nesta terça-feira (11), a número 2 do mundo e bicampeã do torneio dominou Karolina Muchova, 15ª do ranking, com um duplo 6/1 em apenas 57 minutos de partida.
Com o triunfo, Swiatek chegou à quarta vitória em cinco confrontos contra a tcheca, relembrando a final de Roland Garros em 2023. A única vez que Muchova levou a melhor foi em 2019, quando a polonesa tinha apenas 17 anos e ocupava a 95ª posição do ranking da WTA.
Aos 23 anos, Swiatek busca se tornar a primeira mulher a conquistar três títulos em Indian Wells desde que o torneio passou a fazer parte do circuito da WTA, em 1989. Campeã em 2022 e 2023, a polonesa pode enfrentar na próxima rodada a chinesa Qinwen Zheng ou a ucraniana Marta Kostyuk.
Ver essa foto no Instagram
Atraso por chuva quase iguala o tempo da partida entre Swiatek e Muchova
A chuva intermitente atrasou o início da partida em mais de 50 minutos, quase o mesmo tempo que Swiatek precisou para selar sua vitória dominante. A polonesa começou impondo um ritmo intenso, conseguindo duas quebras rápidas para abrir 4/0 no primeiro set antes de Muchova confirmar o serviço pela primeira vez. No segundo set, a tcheca só venceu um game quando já perdia por 3/0.
Apesar de suas tentativas, Muchova foi amplamente neutralizada pelo jogo agressivo da polonesa. Swiatek respondeu bem às curtinhas da adversária, executou passadas precisas quando a rival tentava subir à rede e mostrou eficiência nas devoluções de saque. Além disso, dominou os ralis do fundo de quadra e manteve solidez no serviço, sem enfrentar break-points.
Os números refletem o controle total da polonesa na partida: 12 winners contra 9 da adversária e apenas 4 erros não-forçados, contra 19 de Muchova.
Já a tcheca, de 28 anos, vinha de uma semifinal no WTA 1000 de Dubai, há três semanas. Ex-número 8 do mundo, Muchova possui um título de nível WTA conquistado em Seul, em 2019, quando o torneio ainda era um WTA 250. Mesmo assim, já alcançou duas semifinais do US Open e duas finais em torneios de nível 1000.