A tenista britânica Harriet Dart criticou o comportamento da torcida durante sua derrota na segunda rodada do Australian Open, descrevendo a atmosfera na quadra 14 como “um jogo de futebol” e solicitando maior “respeito” por parte dos espectadores.
Dart, de 28 anos, entrou na chave principal do torneio como lucky loser e soube de sua participação apenas uma hora antes de sua estreia na segunda-feira. Apesar de começar bem e vencer o primeiro set contra a croata Donna Vekic, cabeça de chave número 18, a britânica foi superada por 4-6, 6-0, 6-2.
“Parecia que eu estava em um jogo de futebol. Obviamente, é ótimo ter muitas pessoas assistindo, mas também acho que deve haver respeito por ambas as jogadoras”, declarou Dart após a partida. “Acho que algumas pessoas estavam prestes a ser expulsas. Só posso comparar isso à Billie Jean King Cup, e nem mesmo lá eu experimentei algo assim antes.”
Dart também sugeriu regras mais rígidas para lidar com comportamentos inadequados da torcida. “Acho que [a árbitra de cadeira] fez o melhor que podia. Talvez devesse haver uma política mais estrita em que, se as pessoas repetirem uma atitude desrespeitosa, sejam retiradas, mas eu não faço essas regras”, afirmou.
It’s defeat for Harriet Dart in Round 2 at the @AustralianOpen #BackTheBrits 🇬🇧 | #AusOpen pic.twitter.com/QQwN6NNl3n
— LTA (@the_LTA) January 15, 2025
Incidentes similares em outras quadras do Australian Open
O comportamento barulhento do público não foi exclusivo da partida de Dart. Na John Cain Arena, a árbitra de cadeira precisou intervir diversas vezes para pedir respeito durante o duelo entre Jack Draper e o australiano Thanasi Kokkinakis. Draper enfrentou provocações da torcida local durante toda a partida, que durou mais de quatro horas, e respondeu em várias ocasiões provocando o público ao levar as mãos aos ouvidos.
Outro incidente ocorreu na quadra 8, onde a partida entre o canadense Felix Auger-Aliassime e o espanhol Alejandro Davidovich Fokina foi transferida devido ao barulho excessivo vindo das quadras vizinhas. Situações similares foram observadas nas quadras 6 e 3, com torcedores franceses se reunindo para apoiar Arthur Cazaux contra Jacob Fearnley e Ugo Humbert contra Hady Habib, respectivamente.
A vitória de Donna Vekic
Na quadra 14, Donna Vekic também contou com forte apoio de sua torcida. Após perder o primeiro set para Dart, a croata reagiu e dominou o segundo set com um 6-0. No decisivo, Dart chegou a abrir vantagem, mas Vekic, atual número 19 do mundo, venceu cinco games consecutivos para garantir sua classificação para a próxima fase.
 
			




