O tenista brasileiro João Fonseca, de apenas 18 anos, alcançou um marco importante na carreira ao garantir, pela primeira vez, uma vaga na chave principal de um Grand Slam. Após derrotar o argentino Thiago Tirante nesta quinta-feira (9), Fonseca fez questão de enaltecer o apoio recebido dos fãs.
“Quero agradecer todo mundo pela torcida, pelo apoio, pelo suporte maravilhoso. A torcida hoje na quadra foi sensacional também. Vamos acreditar cada vez mais, vamos com tudo. Nos vemos na chapa principal”, declarou o jovem atleta em suas redes sociais.
A vitória veio com parciais de 6/4 e 6/1, ampliando a sequência invicta de Fonseca para 13 partidas consecutivas. A classificação para a chave principal do torneio era um dos grandes objetivos do brasileiro para a temporada de 2025, conforme ele revelou em entrevista ao site oficial do Australian Open.
“Era um dos objetivos deste ano classificar. Estou me sentindo confiante, estou me sentindo bem. É incrível onde quer que eu vá, alguns brasileiros estão me assistindo e torcendo por mim. Estou muito feliz com o suporte”, afirmou o atleta, demonstrando gratidão pelo incentivo contínuo dos torcedores. Agora, João Fonseca terá um grande desafio pela frente: o russo Andrey Rublev, atual número 9 do mundo, será seu primeiro adversário na chave principal.
Rising star Joao Fonseca draws Andrey Rublev in the first round! pic.twitter.com/67FkOhFul5
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 9, 2025
Trajetória de João Fonseca
O brasileiro João Fonseca segue brilhando no circuito profissional de tênis. Invicto na temporada, o jovem de 18 anos garantiu sua vaga na chave principal do Australian Open sem perder nenhum set durante o qualifying. O feito amplia sua impressionante sequência de 13 vitórias consecutivas, sendo oito delas sem ceder sequer um set.
Fonseca chega embalado por dois títulos consecutivos: o Next Gen ATP Finals e o Challenger de Camberra, resultados que consolidaram sua posição como uma das grandes promessas do tênis mundial.
Atualmente, Fonseca ocupa a 113ª posição no ranking da ATP, sendo o jogador de 18 anos mais bem ranqueado no mundo. No qualifying do Australian Open, o brasileiro superou grandes adversários: derrotou Federico Gomez (136º), Coleman Wong (172º) e, por fim, Thiago Tirante (115º), em uma campanha impecável.