Jannik Sinner terminou a temporada como o líder do ranking mundial da ATP, mas perdeu uma premiação organizada pela entidade máxima do tênis para um tenista brasileiro. Thiago Monteiro, número 109 do mundo, terminou o ano de 2024 como uma honraria muito interessante pela entidade mundial do tênis. Em eleição popular, o cearense levou o título de “Ponto do Ano”, superando justamente o italiano.
O brasileiro conquistou esse prêmio com um lance icônico e muito importante em sua temporada. No Masters 1000 de Roma, Monteiro tinha um match point contra Jordan Thompson. Mesmo de costas, o tenista acertou um lob perfeito e encobriu o adversário, levando a torcida italiana à loucura presente na quadra. Confira o lance abaixo, em comparação com o ponto de Sinner.
It all comes down to this 🏆
Vote for your 2024 Shot of the Year in our Instagram story 🚨 pic.twitter.com/dJblYvzetj
— Tennis TV (@TennisTV) December 7, 2024
Thiago Monteiro não viu o seu “Ponto do Ano”
Em vídeo divulgado pela ‘TennisTV’, Thiago agradeceu os votos e falou um pouco sobre essa jogada que o destacou na temporada. “Gostaria de agradecer a todos pelos votos em mim para ‘Ponto do Ano’. Não sei se farei alguma coisa dessas de novo um dia, mas foi muito divertido. Quando corri para o tweener (ataque entre as pernas), não esperava vencer o ponto. Eu só estava indo por diversão e já pensava no próximo lance”, explicou o cearense.
Um ponto interessante é que o brasileiro não sabia da jogada que tinha acabado de fazer, apenas se guiou pela torcida e reviu o lance após o jogo. “Aí, de repente, ouvi todo mundo gritar. Virei para o meu técnico e fiquei: ‘o que houve? Eu consegui?’. Vi o Jordan olhando para o técnico, desacreditado. Depois do jogo, assisti, e foi muito bom”, completou.
Thiago Monteiro encerra a temporada com um saldo positivo, já que iniciou o ano na 122ª colocação do ranking mundial. Apesar de terminar 2024 como número 109, o brasileiro chegou a ocupar o 74º lugar, em agosto.