Neste domingo, 24, a Itália se sagrou bicampeã consecutiva da Copa Davis. Após uma campanha muito sólida e uma classificação para a grande final em apenas duas rodadas, contra a Austrália, a equipe não teve dificuldades para superar a Holanda na decisão. Com vitórias de Matteo Berrenttini e Jannik Sinner, os italianos não deram chance para o azar e ficaram com o troféu mais uma vez.
A campanha da Itália foi marcada pelas grandes atuações de Jannik Sinner, que não perdeu nenhuma partida nesta fase final, seja em disputa simples ou em dupla. Por outro lado, a Holanda chegou à decisão como a grande surpresa, até porque conseguiu despachar a Espanha ainda nas quartas e antecipou a aposentadoria de Rafael Nadal.
Itália é bicampeã consecutiva da Copa Davis
O primeiro jogo da grande final foi entre Matteo Berrenttini e Botic Van De Zandschulp, segundo melhor tenista da Holanda, de acordo com o ranking mundial. Como fez em outros momentos na competição, o italiano foi muito firme e não deu chances para o holandês crescer na partida. Em apenas dois sets, o número 35 do mundo venceu com parciais de 6/4 e 6/2.
Ver essa foto no Instagram
Na sequência, a Itália precisava de uma simples vitória para confirmar o título da Copa Davis, sem a necessidade de entrar em quadra para o jogo de duplas. Jannik Sinner, atual número 1 do mundo, foi o escalado para enfrentar Tallon Griekspoor, holandês mais bem ranqueado pela ATP. Antes da bola entrar em jogo, o italiano era franco favorito.
Os primeiros games foram equilibrados, sem quebras e com bons saques de ambos os lados. Com isso, na 13ª troca, no tie-break, Sinner finalmente conseguiu superar o holandês e levou o primeiro set por 7/6. Na segunda parcial, o número 1 do mundo conseguiu uma quebra de serviço um pouco mais cedo e, com isso, confirmou a vitória tranquila em dois sets, por 6/2, e garantiu o bicampeonato italiano.
LEIA MAIS EM: Conheça Jannik Sinner, tenista sensação do circuito mundial