A seleção da Holanda alcançou um marco histórico no tênis ao derrotar a Alemanha por 2 a 0 nesta sexta-feira (22), assegurando sua primeira participação em uma final da Copa Davis. A conquista foi celebrada pelos torcedores holandeses presentes na Arena José Maria Martin Carpena, em Málaga, na Espanha.
Botic van de Zandschulp abriu caminho para a vitória com um confronto emocionante contra Daniel Altmaier, encerrando o jogo em três sets após precisar de 10 match points para fechar. Já Tallon Griekspoor garantiu a vaga com uma virada espetacular sobre Jan-Lennard Struff, vencendo por 6-7(4), 7-5, 6-4 e cravando seu 25º ace no último ponto.
Agora, a Holanda aguardam o vencedor do confronto entre Itália, de Jannik SInner, e Austrália, na reedição da final do ano passado, que culminou com o título dos italianos.
History 🇳🇱#DavisCup | @Griekii | @KNLTB pic.twitter.com/o1AoW6PyXO
— Davis Cup (@DavisCup) November 22, 2024
Van de Zandschulp x Altmaier: drama e resiliência na semifinal
No que foi considerado um dos maiores jogos de suas carreiras, Van de Zandschulp e Altmaier protagonizaram uma partida marcada por intensidade e nervosismo. No primeiro set, ambos mantiveram seus saques até o 2-2, momento em que o holandês teve uma chance de quebra, mas foi neutralizado. O equilíbrio permaneceu até o oitavo game, quando Altmaier cometeu erros decisivos, entregando a vantagem a Van de Zandschulp, que fechou a parcial em 6-4.
No segundo set, o holandês quebrou o saque do adversário no 2-2, consolidando a vantagem com voleios precisos. Altmaier, entretanto, reagiu com um desempenho impressionante, salvando quatro break points com aces e empatando o jogo no tiebreak. Após salvar cinco match points, o alemão converteu sua quarta oportunidade no set point, vencendo por 14-12 e forçando o terceiro set.
No set decisivo, Van de Zandschulp manteve a calma, quebrou o saque do alemão no início e resistiu a uma nova quebra de Altmaier. Após desperdiçar mais quatro match points, o holandês selou a vitória com um saque que não foi devolvido, encerrando a maratona em sua décima tentativa.
Griekspoor x Struff: virada e classificação histórica
O segundo confronto parecia destinado a um desfecho no jogo de duplas. Struff venceu o primeiro set no tiebreak e teve duas chances de quebra no segundo set para assumir o controle. No entanto, Griekspoor salvou ambas as oportunidades – uma delas após um erro de julgamento de Struff em uma troca na rede.
A partir desse momento, Griekspoor dominou, vencendo seis dos sete games seguintes para virar o placar. No terceiro set, Struff conseguiu evitar uma segunda quebra, mas não foi capaz de reagir. Griekspoor encerrou a partida com seu 24º ace, garantindo o lugar da Holanda na final da competição.
LEIA MAIS: Casal de tenistas conquista ouro e reata namoro com beijo no pódio