Nesta terça-feira, 19, Rafael Nadal estreou na sua 11ª edição de Copa Davis. Abrindo o confronto entre Espanha e Holanda, contra Botic Van de Zandschulp, o espanhol levou a torcida de Málaga à loucura, apenas por sua presença na quadra. Em jogo difícil, o veterano foi resistente, mas perdeu por 2 sets a 0, com um duplo 6/4.
Antes mesmo da partida iniciar, Rafael Nadal se mostrou muito emocionado com sua participação na última competição como profissional. Primeiro espanhol a desembarcar no país para a disputa da Copa Davis, o veterano foi homenageado pelo adversário histórico Roger Federer, que escreveu uma linda mensagem em suas redes sociais, que emocionou a todos os amantes do tênis.
Nadal x Zandschulp na Copa Davis: vitória holandesa
Em ação na quadra, a primeira partida simples entre Espanha e Holanda começou bem equilibrada, com games bem disputados e nenhuma quebra. O jogo permanecer igual até o nono game, quando Zandschulp se sobressaiu e conseguiu quebrar o serviço de Nadal. Na sequência, o holandês pressionou apenas confirmar seus saques para vencer a primeira parcial.
Ver essa foto no Instagram
No segundo set, o holandês quebrou o primeiro serviço do espanhol, que tornou a situação de jogo ainda mais complicada. Apesar das duas quebras sofridas, Nadal ainda estava vivo na partida, trocando bolas em sequência e não facilitando a vida do número 80 do mundo. Porém, o adversário conseguiu interromper novamente o saque do segundo maior vencedor de Grand Slams da história.
Nadal até tentou uma reação e nos dois últimos games trocou bolas até o último instante e até quebrou um dos serviços, mas não foi o suficiente para superar o holandês de 29 anos. Com isso, na última estreia de sua carreira, Rafael Nadal repetiu o desempenho do seu primeiro jogo na história da Copa Davis, em 2004, quando também perdeu.
Alcaraz vence Griekspoor e mantém Espanha viva
Após a derrota de Rafa no primeiro jogo, Carlos Alcaraz precisava vencer para manter a seleção espanhola na disputa e adiar a aposentadoria do ídolo. Em duelo com Tallon Griekspoor, o número 3 do mundo teve dificuldades e não encarou um jogo fácil, mas venceu por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 e 6/3. Dessa forma, a decisão da classificação ficou para o jogo entre duplas.
Ver essa foto no Instagram
LEIA MAIS EM: Nadal sobre final de Bastad: “Joguei muito mal e estou triste”