Nesta sexta-feira, 8, a final do WTA Finals foi definida. A bielorrussa Aryna Sabalenka, atual número um do mundo, enfrentou a norte-americana Coco Gauff, que ocupa a 3ª posição do ranking global. No encontro, a campeã do US Open 2023 repetiu o resultado do Grand Slam ao derrotar sua rival (em sets diretos, por 7/6 e 6/3), favorita na disputa, até então.
O confronto foi acirrado já na primeira etapa. As jogadoras se alternaram na dominância e levaram o primeiro set para o tie-break. Assim, Gauff bateu a adversária, líder do ranking global, com vantagem, por 7 a 4. Na metade final, as atletas mantiveram a intensidade, mas a jovem de 20 anos se sobressaiu na constância.
Para piorar a situação, Sabalenka se deixou levar pelo fator psicológico. Consideravelmente atrás no placar do segundo set, a tenista de Minsk passou boa parte do tempo arremessando a sua raquete para o alto, gesticulando e gritando, frustrada com os desdobramentos em quadra. Apesar do cenário, Aryna conseguiu um respiro e evitou terminar a parcial com somente um triunfo. Por fim, Gauff garantiu a vaga com 6/3.
Quem enfrentará Coco Gauff?
Do outro lado da chave, a chinesa Qinwen Zheng levou a melhor sobre Barbora Krejčíková, em sets diretos, com as parciais de 6/3 e 7/5. A campeã olímpica e 7ª colocada no WTA ranking fechou a partida em 1h40, com direito a nove aces e 22 bolas vencedoras contra 13.
Vale destacar que Zheng conseguiu a vaga em sua primeira disputa no torneio. “É tão especial. Este é meu primeiro WTA Finals, e agora estou na final. É inacreditável. Ela é uma jogadora muito boa. Fizemos uma boa partida. Não sei o que aconteceu quando eu estava liderando por 3/0 no segundo set, mas fico feliz com a vitória”, celebrou.
Ver essa foto no Instagram
A grande final do torneio está marcada para este sábado, 9, com horário ainda a definir. A ESPN e o Disney+ serão responsáveis pela transmissão ao vivo da disputa, que fecha a temporada do tênis global feminino. O SportBuzz trará a repercussão e os destaques do embate.
LEIA MAIS EM: Conheça a trajetória do italiano Jannik Sinner, campeão do Australian Open de 2024