Nesta quarta-feira, 6, Aryna Sabalenka surpreendeu negativamente no WTA Finals. Atual número 1 do mundo, a bielorrussa levou a pior para a cazaque Elena Rybakina – já eliminada na fase de grupos desde segunda-feira, 4 – pelo placar de 2 sets a 1, com as parciais 4/6, 6/3 e 1/6.
Apesar do resultado, Sabalenka vai encerrar a temporada no topo da classificação global, já que a polonesa Iga Swiatek foi eliminada e não tem mais a possibilidade de ascender na tabela. A jogadora de Minsk, por sua vez, estava garantida nas semifinais após vencer Jasmine Paolini.
Atualmente, Rybakina ocupa o 5º lugar da relação de jogadoras. Nas estatísticas, as adversárias se igualaram em duplas faltas (4 a 4), mas Elena levou a melhor nos aces (6 a 4). Além disso, a cazaque foi superior em break points (5 a 3), pontos marcados (82 a 64) e games vencidos (15 a 11).
A vitória é a sexta da atleta contra líderes do ranking. Anteriormente, ela havia derrotado Iga Swiatek em 2023 no Australian Open, em Indian Wells e Roma; no ano seguinte, Elena bateu a polonesa em Stuttgart. Vale destacar que ela já havia triunfado diante de Sabalenka, em 2023, no WTA de Pequim.
Ver essa foto no Instagram
Sabalenka no topo
A campeã do US Open, Aryna Sabalenka, voltou ao topo do ranking da WTA, encerrando o domínio de 11 meses de Iga Swiatek na primeira posição. A bielorrussa, que também defendeu com sucesso seu título no Australian Open em janeiro, assume a liderança pela segunda vez na carreira, após ter ocupado o posto por oito semanas entre setembro e novembro de 2023.
Swiatek, que caiu para a segunda colocação, foi penalizada com a perda de pontos por não cumprir a participação obrigatória nos seis torneios WTA 500. A polonesa de 23 anos, que contratou um novo treinador no início deste mês, participou de apenas dois desses torneios e não joga desde o US Open, em setembro, quando decidiu pular a turnê asiática devido à fadiga.
LEIA MAIS EM: Após sugerir aposentadoria do tênis, Kyrgios anuncia conta no OnlyFans