Novak Djokovic está fora da disputa pelo ATP Finals, a última competição do tênis masculino global na temporada. Com a ausência do sérvio, as três vagas restantes foram ocupadas pelo norueguês Casper Ruud, o australiano Alex de Minaur e o russo Andrey Rublev.
Os nomes citados se juntam ao italiano Jannik Sinner, o alemão Alexander Zverev, o espanhol Carlos Alcaraz, o russo Daniil Medvedev e o norte-americano Taylor Fritz, que já estavam classificados. Em suas redes sociais, ‘Djoko’ justificou a sua ausência no torneio sediado na Itália.
“É uma grande honra se qualificar para o ATP Finals de Turim. Eu estava realmente ansioso em estar lá, mas por causa de uma lesão eu não vou jogar na semana que vem. Peço desculpas aqueles que planejavam me ver lá. Desejo a todos os jogadores um grande torneio. Vejo vocês em breve!”, cravou ‘Djoko’.
Mesmo com a desistência, o veterano recordista de Grand Slams terminará 2024 entre as dez primeiras posições do ATP ranking. Esta será a segunda vez desde 2007 que o sérvio vai acabar fora do top 5. Novak conquistou apenas um título no último ano, porém, faturou o tão sonhado ouro olímpico, pelo simples, em Paris.
Ver essa foto no Instagram
Além do ATP Finals
No último dia 19, Novak Djokovic enfrentou Rafael Nadal pela disputa de terceiro lugar do Six Kings Slam. Pouco mais de uma semana após o anúncio de aposentadoria do espanhol, os dois maiores vencedores de Grand Slams da história possivelmente se encontraram pela última vez em uma quadra de tênis. O sérvio venceu a partida por 2 sets a 0, com parciais de 6/2 e 7/6.
O primeiro set foi marcado por um domínio tranquilo de Djokovic. Como aconteceu nos últimos confrontos entre os dois, o sérvio levou vantagem e pareceu estar mais inteiro fisicamente. Apesar de toda luta, Nadal não conseguiu evitar quebras decisivas na primeira parcial e perder por 6/2; confira o resto do resumo.
LEIA MAIS EM: Djokovic revela pensamentos em aposentadoria: “Vale a pena?”