Em partida mais complicada do que o esperado, o sérvio Novak Djokovic conseguiu se impor na parte final e venceu o tcheco Jakub Mensik para garantir vaga nas semifinais do Masters 1000 de Xangai. O resultado de 2 sets a 1 gerou suor do favorito, que foi derrotado no tie-break da primeira parcial, mas se recuperou e ficou com o resultado.
O primeiro set foi de puro equilíbrio, com os tenistas demonstrando que aproveitariam qualquer brecha. Diante disso, o jogo foi levado para o tie-break logo no início, onde Mensik levou a melhor e conseguiu sair na frente na disputa, com o resultado construído em 7(7)-(4)6.
Rafa, one post is not enough to express the respect I have for you and what you have done for our sport. You have inspired millions of children to start playing tennis and I think that’s probably greatest achievement anyone can wish for. Your tenacity, dedication, fighting spirit… pic.twitter.com/HO9kUkyccN
— Novak Djokovic (@DjokerNole) October 10, 2024
Na sequência, porém, Djokovic demonstrou toda sua força e experiência para vencer o segundo set sem maiores dificuldades. O sérvio não deu chances para os bons saques do adversário, que geraram mais de 10 pontos durante toda a partida e fechou a segunda parcial em um resultado tranquilo de 6-1.
No último set, nova disputa acirrada, já que seria o momento decisivo da partida em busca da vaga entre os quatro melhores do torneio. Logo no terceiro game, Novak conseguiu quebrar o saque de seu adversário e ficou com a classificação, confirmando a parcial em 6-4. O veterano enfrenta o norte-americano Taylor Fritz na próxima fase.