Após a atualização do ranking da WTA nesta segunda-feira (23), o tênis brasileiro deu mais um passo ao topo com Bia Haddad Maia subindo cinco colocações na classificação geral de simples. A conquista do WTA 500 de Seul, na Coreia do Sul, levou a tenista paulista ao 12º lugar, aproximando-a ainda mais do top-10 mundial.
O título na Ásia rendeu 465 pontos para Bia Haddad, totalizando 2981 pontos. Agora, ela está a apenas 180 pontos de distância da tcheca Barbora Krejčíková, atual 10ª colocada do mundo. Este feito se configura como uma das melhores fases da carreira da brasileira, que em junho do ano passado alcançou o melhor resultado ao figurar no 10º lugar após fazer semifinal em Roland Garros. Nesta semana, Bia Haddad participa do WTA 1000 de Pequim, na China.
A nova promessa do tênis brasileiro
Outra novidade empolgante para o Brasil foi a entrada de Nauhany Vitória no ranking da WTA. Aos 14 anos de idade, ela debutou na 1291ª colocação, sendo a atleta mais jovem do mundo a estar presente na nova atualização. Para alcançar este feito, a tenista paulista precisou pontuar em três torneios profissionais: W50 de São Paulo, W35 de São Paulo e W35 de Leme.
“Entrar no ranking na WTA era um dos meus objetivos. É uma conquista muito especial e significante, algo que eu queria muito. Agora é seguir trabalhando, dia a dia, para correr atrás de novos objetivos”, afirmou Nauhany, que está no Uruguai para a disputa do J200 de Punta del Este, uma competição juvenil para atletas até 18 anos.
Thiago Wild reconquista seu espaço no Top-90 do ATP
No masculino, Thiago Wild foi o destaque brasileiro na nova atualização do ranking de simples da ATP. Com o vice-campeonato conquistado no Challenger de Bad Waltersdorf, na Áustria, ele ganhou nove colocações e subiu para o 87º lugar, retornando ao top-90 do mundo após algumas semanas fora dessa elite. Além disso, outro brasileiro que obteve um grande salto foi Mateus Alves, pulando da 309ª para a 293ª posição com a campanha de quartas de final no Challenger de Cali, na Colômbia.
A evolução de Thiago Wild e Mateus Alves no ranking demonstra o crescente sucesso do tênis brasileiro, tanto no masculino quanto no feminino. A trajetória de Bia Haddad Maia também é inspiradora e aponta para um futuro promissor no esporte.
- Bia Haddad Maia: Subida para 12ª colocação no ranking da WTA.
- Nauhany Vitória: Estreia no ranking da WTA na 1291ª posição.
- Thiago Wild: Avanço para 87ª colocação no ranking da ATP.
- Mateus Alves: Progresso para a 293ª posição no ranking da ATP.