O órgão responsável pela organização do US Open, United States Tennis Association (USTA), admitiu um erro no ‘VAR’ durante o jogo de Bia Haddad, no último sábado, 31. A entidade revelou que houve uma falha no sistema de revisão em vídeo, que acabou favorecendo a brasileira, que venceu a disputa posteriormente.
No momento, Bia era derrotada por 2-0 no primeiro set, para a russa Ana Kalinskaya, quando a bola pingou duas vezes na quadra da brasileira antes de retornar à da adversária, sem que a arbitragem percebesse. Desta forma, Kalinskaya pediu revisão do ponto, com o vídeo sendo exibido para a árbitra de cadeira Miriam Bley, que manteve sua decisão.
“Após a revisão estar encerrada, um ângulo adicional foi visto na transmissão [de TV]. A árbitra de cadeira não viu essa imagem antes de tomar sua decisão“, afirmou o porta-voz da USTA, Brendan McIntyre. Além disso, o funcionário da entidade exigiu que todos os ângulos passassem a ser disponibilizados à arbitragem em quadra.
Depois do lance polêmico, Bia Haddad confirmou o serviço e partiu para a virada do primeiro set, em 6-3. Na parcial seguinte, ainda mais facilidade para a brasileira, que fechou com 6-1 para seguir adiante às oitavas de final, que será disputada nesta segunda, 2, contra a atleta dinamarquesa Caroline Wozniacki.