O sérvio Novak Djokovic avançou para a terceira rodada do US Open nesta quarta-feira (28), após seu compatriota Laslo Djere desistir no início do terceiro set. Djokovic, cabeça de chave número dois, já liderava por 6-4, 6-4, 2-0 quando a partida foi interrompida, sob o teto do Arthur Ashe Stadium.
“Não é o que queremos. Não é o que a torcida quer, ver uma desistência”, comentou Djokovic após a partida. “Ele claramente teve uma lesão que o afastou do circuito por algum tempo e está lutando para voltar ao nível físico necessário. Djere é um excelente jogador, especialmente em condições como essas. Honestamente, o segundo set deveria ter sido dele. Estava 4-2, 15/40.”
Djokovic também refletiu sobre a dificuldade do confronto. “No geral, foi uma grande batalha. Foram mais de duas horas para completar dois sets. Meu saque não estava bom, então, jogando sem essa arma, precisei lutar e correr muito. Tive que confiar no meu jogo de fundo de quadra.”
Novak Djokovic advances after Laslo Djere retires due to injury. pic.twitter.com/7x0khBKRRp
— US Open Tennis (@usopen) August 29, 2024
Djere, que teve dois break points no segundo set com o placar em 4-2, viu a oportunidade de sacar para o set escapar e não venceu mais nenhum game. Antes de sacar em 4-5, o jogador de 29 anos pediu um tempo médico e recebeu tratamento na região abdominal.
Na próxima rodada, Djokovic enfrentará Alexei Popyrin, a quem já venceu no Australian Open e em Wimbledon, ambos em quatro sets. O sérvio busca sua terceira vitória sobre Popyrin em Grand Slams este ano e pretende ampliar sua vantagem de 3-0 no confronto direto. Popyrin, campeão em Montreal, avançou após derrotar Pedro Martinez por 6-2, 6-4, 6-0.
Djokovic, que acumula 31 vitórias e 7 derrotas na temporada, está em busca de seu 25º título de Grand Slam. Caso conquiste seu quinto título do US Open, ele superará o recorde de Margaret Court, da Austrália, tornando-se o maior vencedor de títulos de Slam em simples na história, tanto no masculino quanto no feminino.