Bia Haddad foi eliminada nesta quarta-feira (14) na estreia do Aberto de Cincinnati, nos Estados Unidos. A tenista brasileira começou bem a partida, mas acabou sendo derrotada de virada pela russa Anastasia Pavlyuchenkova, por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 7/6 (7-4) e 6/3, em um confronto que durou 2 horas e 45 minutos. O próximo desafio de Bia será no final do mês, também nos Estados Unidos, pelo US Open.
Na semana anterior, durante o WTA 1000 de Toronto, Bia sofreu uma lesão na lombar e teve que abandonar a partida contra a britânica Katie Boulter. Mesmo com o desconforto, a brasileira optou por competir em Cincinnati. Vale lembrar que essa é uma lesão recorrente para a tenista, que já havia se retirado de Wimbledon no ano passado devido às mesmas dores.
DERROTA NA ESTREIA
Bia Haddad Maia perde de virada na estreia do 🎾WTA1000 de Cincinatti 46 76(4) 63 para Anastasiya Pavlyuchenkova. Foi o 4º confronto entre as 2 em menos de um ano, 4ª vitória da russa.
Bia fez um ótimo 1º set, atacando, foi muito bem, mas perdeu no tiebreak… pic.twitter.com/jmSHUwXlyo
— Os Olímpicos – 3🥇7🥈10🥉 (@osolimpicos) August 15, 2024
O duelo contra Pavlyuchenkova foi acirrado desde o início, com ambas as jogadoras encontrando dificuldades para manter o serviço. Nos quatro primeiros games, cada tenista sofreu uma quebra de saque. Bia conseguiu furar o serviço de Pavlyuchenkova para abrir 1/0, mas a russa rapidamente devolveu a quebra no 2/2. A brasileira aproveitou os erros da adversária no quinto game, quebrando novamente o saque e mantendo a vantagem até fechar o primeiro set em 6/4.
No segundo set, tanto Bia quanto Anastasia melhoraram no saque, mas, mais uma vez, cada uma sofreu uma quebra nos games iniciais. A segunda parcial foi mais física, com Pavlyuchenkova conseguindo abrir 5/3 no placar após converter vários break points. Bia, no entanto, lutou para se recuperar e levou o set ao tiebreak, onde a russa prevaleceu, vencendo por 7-4 e empatando o jogo.
No set decisivo, Bia não manteve o mesmo ritmo. Pavlyuchenkova quebrou o saque da brasileira duas vezes, abrindo 5/2. A russa mostrou solidez defensiva e neutralizou a maioria dos ataques de Bia. A brasileira ainda conseguiu uma quebra no 5/3, mas Pavlyuchenkova garantiu a vitória com um 6/3, somando sua quarta vitória consecutiva contra Bia Haddad.
Bia Haddad agora volta suas atenções para o US Open, que será disputado entre 26 de agosto e 8 de setembro em Nova York. A brasileira não está inscrita em nenhum torneio da WTA na próxima semana e deve utilizar o tempo para finalizar sua preparação para o último Grand Slam do ano.