Alejandro Tabilo promoveu um dos resultados mais improváveis da temporada no último domingo, 12, quando superou Novak Djokovic no saibro de Roma. Com um placar dominante de 2 sets a 0, chileno desbancou o número 1 do mundo, com parciais 6/2 e 6/3, e avançou às oitavas de final do ATP de Roma.
Após a vitória histórica, o 32º colocado do ranking mundial falou sobre a partida e, ainda extasiado com o resultado inesperado, teve dificuldade para encontrar as melhores palavras. “É incrível. Entrei em quadra apenas olhando em volta, tentando absorver e processar tudo. Só estou tentando acordar agora”, disse o chile.
Um pouco mais tranquilo, Tabilo fez uma análise da sua atuação e contou como estavam seus ânimos para encarar o número 1 do mundo. “Eu estava apenas tentando manter os nervos sob controle, tentando continuar firme. Obviamente, toda vez que você sente que está mais perto do fim, seus braços começam a ficar um pouco mais apertados e você começa a jogar mais curto, então eu estava apenas tentando não pensar sobre isso e analisar ponto por ponto”, afirmou.
Vivendo uma ótima temporada, o tenista chileno chegou a 17ª vitória em 2024, mas com um sabor ainda mais especial. “É uma loucura, não posso acreditar no que aconteceu”, brincou Tabilo.
O resultado foi um marco negativo na carreira de Novak Djokovic, que nunca tinha sido eliminado tão cedo no Masters 1000 da capital italiana. Por outro lado, Alejandro Tabilo segue firme na disputa do torneio e chega com moral para enfrentar Karen Kachanov, que superou o argentino Francisco Cerúndolo na fase anterior.