Neste sábado, 4, Iga Swiatek e Aryna Sabalenka entraram em quadra para a disputa da grande final do Madrid Open. Com as duas tenistas mais bem ranqueadas do mundo, a decisão contou com muita emoção e trocas de dominância, mas a russa levou a melhor contra a número 1 do mundo, vencendo por 2 sets a 1, com parciais de 7/5, 4/6 e (8) 7/6 (6).
O primeiro set foi o mais disputado da partida, com 12 games de muita troca e poucas quebras. No entanto, aproveitando bem suas oportunidades e errando muito pouco, Swiatek foi superior e venceu por 7/5. Sabalenka, por sua vez, não se mostrou abalada com a primeira parcial e foi para a segunda com tudo.
Sendo assim, o segundo set também foi muito equilibrado, mas marcado pelos golpes de altíssima potência da tenista russa, que fechou em 4/6 e deixou tudo igual para o tie-break. Em mais uma parcial com momentos de domínio para ambas as tenistas, Siwatek levou a melhor, com um 7/6, desbancou a número 2 do mundo e ficou com o título do Madrid Open. A decisão terminou com mais de três horas de duração.