Nesta quinta-feira, 25, João Fonseca estreou em um Masters 1000, o primeiro torneio desta magnitude para a curta carreira do brasileiro. Após ótimos resultados no início do ano, o jovem tenista foi convidado e mostrou que não foi à toa para Madri. De virada, ele venceu Alex Michelsen, pelo placar de 2 sets a 1.
A partida começou complicada para João, que enfrentava um adversário que também é muito jovem. Com apenas 19 anos, Michelsen vem apresentando um altíssimo nível de tênis, que o alavancou para a 70ª colocação do ranking da ATP. O brasileiro, de 17 anos, não fugiu do embate, superou adversidades e venceu a partida com propriedade.
PRIMEIRA VITÓRIA DE MASTERS 1000!
Aos 17 anos, João Fonseca estreia em torneios nível Masters 1000 sobre o americano Alex Michelsen (#70). Vitória de virada com reação ABSOLUTA, 4/6 6/0 6/2 em quase 2h de jogo. Desafia o top 30 Cameron Norrie. pic.twitter.com/fRA1JEV7Ma
— Break Point (@BreakPointBR) April 25, 2024
O primeiro set foi favorável para o norte-americano, que conseguiu quebrar o serviço no momento certo e administrou uma vitória importante por 4/6. No entanto, a segunda parcial foi completamente diferente. Com um ritmo acelerado e jogadas muito fortes, João Fonseca não deu oportunidade alguma para Michelsen, que amargou um 6/0, o chamado “pneu”.
Assim, o set final começou com o brasileiro em momento muito superior, na questão física e mental. Michelsen, que pedia por instruções de seu treinador, conseguiu segurar seu primeiro serviço e confirmou, mas logo foi quebrado por Fonseca. O norte-americano conseguiu dois games, nada suficiente para evitar a vitória do adversário por 6/2.
Com a vitória, João Fonseca avança no Masters 1000 de Madri e terá uma tarefa muito complicada na próxima fase, que irá enfrentar o experiente Cameron Norrie, número 30 do mundo. O tenista britânico esteve presenta no Rio Open, torneio que alavancou a carreira do jovem brasileiro, e foi eliminado apenas na semifinal.