Iga Swiatek, número 1 do mundo, abriu o jogo em relação ao Australian Open e à circulação do público no torneio. Pela nova regra da competição, as pessoas podem ter acesso às quadras em qualquer intervalo de game. A polonesa admitiu que o fluxo e o barulho gerados atrapalham a sua concentração durante as partidas.
“Posso te dizer que alguns jogadores não ligam. Eu sou muito sensível, eu consigo manter minha concentração em um espaço, mas, às vezes, eu vejo a movimentação do público e isso me irrita. É melhor esperar e ver até onde eles vão [procurando por seus assentos]. Eu tento estar focada, mas é um trabalho mental a mais”, cravou Swiatek.
“Eu vejo as pessoas movimentando atrás (da jogadora rival). É meu trabalho tentar estar focada, e o público pode fazer o que quer, mas todo mundo conhece as regras do tênis, seria bom se eles não se movimentassem logo depois do ponto. Porém, sinceramente depende da arena. Aqui, o público está na sombra, e, em outros lugares, você está na sombra, e o público no sol, e essas coisas ficam mais visíveis para você em quadra. Fora que há coisas metálicas onde o sol reflete e aquilo incomoda”.