Novak Djokovic, tenista número 1 do mundo, concedeu uma longa entrevista para o jornalista Jon Wertheim durante o famoso programa da CBS, dos Estados Unidos, “60 Minutes”, falando de diversas coisas de sua carreira e do esporte. Na conversa, o jogador sérvio falou sobre como é disputar contra a nova geração da modalidade.
Ao ser perguntado sobre o fato de estar vencendo bons jogadores que são muito mais jovens, sendo que alguns são da metade da idade do sérvio, o jornalista que conduzia a entrevista quis saber o tamanho da satisfação de Djokovic nesses momentos. “Não sei se isso soa bem, mas o fato desses garotos estarem famintos e muito inspirados quando jogam contra mim acaba sendo uma motivação adicional. Acho que isso desperta uma fera em mim”, afirmou o atleta.
Ver essa foto no Instagram
“Apesar de o tênis não ser um esporte de contato, existe muito contato visual”, contou ele. “Quando trocamos de lado e nos sentamos em nossos bancos, o telão mostra a forma com que o adversário está tomando sua água. E eu fico observando… Será que está suando mais do que o normal? Será que está ofegante?”, disse o tenista, falando sobre como tirar informações do estado emocional do adversário.
O jornalista mostra surpresa e fala: “Uau, e você está tirando esse tipo de informação durante o jogo?”. “Exatamente. Será que ele está respirando profundamente ou não? Então tento ver como ele está se comunicando com seu time. Enfim, você tem todo esse tipo diferente de elementos que estão em jogo e podem realmente afetar a performance durante uma partida”, respondeu o sérvio.
Novak Djokovic’s entire interview on 60 Minutes is excellent — but this clip of him talking about developing mental toughness is especially great.
“Even though there is no physical contact in tennis, there’s still a lot of eye contact”pic.twitter.com/xoun67y7DF
— Joe Pompliano (@JoePompliano) December 11, 2023