No último domingo, 10, Novak Djokovic e Daniil Medvedev disputaram a final do US Open. Com o placar final de três sets a zero, com parciais de 6/3, 7/6 e 6/3, o sérvio levou a melhor e ficou com o 24ª Grand Slam na carreira. Os atletas reeditaram a final de 2021, porém, desta vez, o vencedor foi outro. Após o título, Djoko abriu o coração.
“Eu fico me repetindo, mas a verdade é que estou vivendo meu sonho de criança de competir no mais alto nível deste esporte e isso é muito para mim e minha família, vindo de circunstâncias difíceis, em condições adversas como uma guerra no meu país e ainda assim buscar, em especial meus pais que fizeram muitos sacrifícios para me apoio a jogar esse esporte, que é tão caro“, iniciou.
Ninguém jogou tênis na minha família antes, eu me apaixonei, foi minha escolha, mas custou muita resiliência e apoio dos meus pais, da minha família, minha esposa, meus filhos, minha equipe. Esta conquista é tão de vocês quanto é minha. Amo vocês“, dedicou Djoko à sua equipe.
Ver essa foto no Instagram
“A respeito da história feita, posso te dizer que nunca, nunca mesmo eu imaginei. O meu eu aos 7 anos tinha o sonho de ser o melhor tenista do mundo e de conquistar Wimbledon uma vez. Uma única vez, esse era meu sonho. Então nunca imaginei mesmo vencer 24 slams. Nos últimos anos, eu senti que teria a chance e porque não tentar“, avaliou Novak Djokovic.
Questionado sobre a homenagem feita para Kobe Bryant, Djokovic relembrou a grande amizade que tinha com o astro do basquete. “Kobe era um amigo próximo, nós compartilhamos muito sobre a mentalidade vencedora quando eu estava lutando com a minha lesão (no cotovelo, em 2017) e tentando voltar ao topo do jogo“, explicou o campeão do US Open.
“Ele foi uma das pessoas a quem eu consultei e ele estava sempre disponível para dar conselhos, avisos e qualquer tipo de apoio da forma mais amigável. Quando há alguns anos, ele partiu com sua filha de 13 anos, aquilo me machucou muito. Então, 24 é o número da camisa com a qual ele se tornou uma lenda dos Lakers e do basquete mundial. Eu pensei que seria simbólico dar este reconhecimento a ele“.
O primeiro set foi marcado pela dominância de Djokovic, que conseguiu cravar a impressionante parcial 4 a 1 sobre Medvedev, se garantindo principalmente nas quebras de serviço. O russo ainda conseguiu descontar um pouco, porém não evitou o revés, que terminou em 6 a 3.