Elina Svitolina, número 76 do mundo, venceu Iga Swiatek nesta terça-feira, 11, e avançou à semifinal do simples feminino de Wimbledon. A ucraniana superou a polonesa, número 1 do ranking da WTA, por 2 sets a 1 (parciais de 7/5, 7/6 (7) e 6/2) e vai enfrentar a tcheca Marketa Vondrousova na briga por uma vaga na grande decisão.
Svitolina foi implacável no primeiro set para vencer a parcial por 7/5. Na reta final, a ucraniana quebrou consecutivamente o serviço de Swiatek, que ainda não havia conquistado um ponto em seu segundo saque durante todo o set. No recomeço do serviço, Svitolina ganhou dois sets points e fechou a parcial quando a polonesa mandou pelas laterais.
O duelo teve uma breve pausa para o fechamento da cobertura da quadra principal diante da expectativa de chuva na região.
Em duelo bastante equilibrado no segundo set, Swiatek segurou a adversária duas vezes para confirmar o triunfo no tie-break da parcial: 7/6 (7). A número um do mundo perdia por 4 a 1 no tie-break, mas contou com o forehand para mostrar resiliência e avançar para um 6-5. A polonesa teve a oportunidade de empatar o confronto e forçar o terceiro e decisivo set.
Com folga no terceiro set, Svitolina abriu vantagem de 40-0 no último game e evitou qualquer tipo de nervosismo para bater a número 1 do mundo por 6/2. Dois sets a um. Ela retorna à semifinal após quatro anos.
Vondrousova semifinalista
Marketa Vondrousova venceu Jessica Pegula, quarta cabeça-de-chave, por 2 sets a 1 (parciais de 6/4, 4/2 e 6/4), e confirmou a vaga nas semifinais de Wimbledon. A tenista tcheca alcançou o quinto triunfo consecutivo para chegar à sua primeira semi do Aberto de Londres.
Marketa marches on 🇨🇿@VondrousovaM is a #Wimbledon semi-finalist for the first time pic.twitter.com/lEEmpOjarH
— Wimbledon (@Wimbledon) July 11, 2023