Na última sexta-feira, 23, Roger Federer se despediu das quadras após 25 anos. A partida, válida pela Laver Cup, representando o Time Europa, contou com a participação de Federer ao lado de Rafael Nadal, rival e companheiro ao longo da carreira. Apesar da derrota, o tenista fez um emocionante discurso.
Em entrevista a veículo norte-americano, ele voltou a mencionar Nadal, exaltando o quão importante foi jogar ao lado dele em sua última partida. Federer já tinha pretensões de fazer sua última partida junto dele. O tenista explicou como ocorreu o contato entre os dois, logo após o término de sua participação no US Open.
Ver essa foto no Instagram
“Liguei para o Nadal depois do US Open e esperei que terminasse a participação no torneio para comentar sobre minha aposentadoria. Queria falar antes que ele começasse a fazer planos sem a Laver Cup. Eu disse: ‘Vou te manter informado e você me diz como estarão as coisas’”, explicou.
“Mas ele rapidamente me deixou claro pelo telefone: ‘Farei todo o possível para estar lá com você’. Foi um esforço incrível de Rafa e nunca esquecerei o que fez por mim em Londres”, continuou. Ambos atletas se emocionaram muito ao fim da partida, que também marcou o fechamento de um ciclo e o fim de uma era.
Federer também comentou a foto que viralizou nas redes sociais, em que os dois se encontram aos prantos e sua mão está tocando a do companheiro. “Foi um instante breve. Creio que, naquele momento, estava chorando muito e não sei, tudo que passava na minha cabeça era que estava muito feliz por estar vivendo aquele momento com todos eles. Nesse momento, você quase esquece que estão tirando fotos. Creio que toquei no Rafa e, de certa forma, lhe agradeci em segredo”, confessou