O tricampeão mundial Gabriel Medina está oficialmente recuperado da cirurgia no ombro esquerdo e se prepara para um retorno completo ao circuito mundial de surfe em 2025. O brasileiro sofreu a lesão no início do ano, durante um treino em Maresias, litoral norte de São Paulo, quando tentava um aéreo e rompeu o tendão do peitoral maior, exigindo intervenção cirúrgica.
Em entrevista ao ge, Medina relembrou o momento difícil e a necessidade de adaptação durante a recuperação: “Sempre ruim, né? Mas é algo que a gente tem que saber lidar. Foi a primeira lesão que eu precisei operar. Eu estava a três dias de ir para o Havaí, que abriria a temporada pra mim. Eu estava treinando em casa, buscando dar o melhor mesmo nos treinos… e acabei me lesionando. Durante a lesão eu fiz várias coisas que não fazia. Li livros, fiquei em casa, joguei videogame… às vezes, não fazia nada, só pensava na vida.”
Foco no quarto título mundial de surfe
Agora recuperado, Medina mira um retorno com força total em 2025, com o objetivo declarado de lutar pelo quarto título mundial de surfe. “Esse ano foi um ano que eu tirei pra mim. Tive uma rotina em casa, coisa que é difícil a gente ter. A gente vive viajando. Então acredito que ano que vem vai ser melhor e eu quero voltar com tudo. Tem bastante tempo pra me preparar. Agora é trabalhar bastante. Estou animado pra voltar à rotina. Vai ser um ano muito bom.”
A pausa forçada acabou servindo para reflexões e mudanças na rotina, algo raro na vida de um surfista profissional que passa grande parte do ano viajando em busca de ondas ao redor do mundo.
Ver essa foto no Instagram
Gabriel Medina de olho em mais uma Olimpíada
Além do circuito mundial, o surfista brasileiro também deixou claro que mira uma vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, que terão o surfe como modalidade novamente.. “Quero participar de mais uma, talvez, a última. Mas, para conquistar essa vaga, tem que ir bem no circuito mundial. Uma coisa leva à outra.”
Medina já representou o Brasil na estreia olímpica do surfe em Tóquio 2020 e foi medalhista de bronze em Paris 2024. Agora, busca garantir um novo ciclo olímpico como parte de seus planos de carreira.
Carreira vitoriosa e planos para o futuro
Considerado um dos maiores nomes do surfe mundial, Gabriel Medina já soma três títulos mundiais (2014, 2018 e 2021) e segue como referência para o esporte no Brasil. Apesar das conquistas, ele afirma que ainda há motivação de sobra para continuar competindo em alto nível.
“Já conquistei meus três títulos mundiais, minha medalha olímpica… mas é sempre bom ganhar mais. Enquanto fizer sentido pra mim, eu vou continuar. Tenho cuidado mais do corpo, e isso ajuda a ter mais longevidade no esporte. Sempre que eu estiver numa competição, vou tentar dar o meu melhor. Esse meu lado competitivo ainda tá bem aceso.”





