O surfista brasileiro e um dos maiores nomes do surfe de ondas grandes do mundo, Lucas Chumbo, foi o grande vencedor da categoria Maior Onda, no Surfer Big Wave Challenge 2024, conhecido como o “Oscar do surfe de ondas grandes”. Lucas também concorreu na categoria de Surfista do Ano (Masculino).
Na categoria Maior Onda, o brasileiro competiu com o havaiano Steve Roberson, que se destacou em Pe’ahi, no Havaí. A indicação de Chumbo veio de sua excelente performance em Nazaré, no início deste ano, quando surfou duas ondas gigantes.
Ver essa foto no Instagram
Lucas Chumbo fala sobre onda premiada
“Foi um ano muito especial para mim. Surfei uma das maiores ondas da minha vida e me senti incrível, gigantesco. Quando eu desci da onda, na verdade, quando o Ian Costanza me avisou sobre ela, eu sabia que seria gigante. Então, tentei manter minha linha o mais baixo possível. Consegui finalizar a descida, mas não consegui passar por toda a onda. Mesmo assim, me senti muito bem. Sonhei muito com aquele momento e foi quase tudo o que imaginei, só um pouco mais intenso. Foi um sonho, mas agora quero uma maior”, comenta Lucas Chumbo.
Na categoria Surfista do Ano, Lucas concorreu com o californiano Jogo Roper e o havaiano Nathan Florence, que venceu o prêmio. Além de Chumbo, outro nome brasileiro de destaque foi Michelle des Bouillons, que compete na divisão feminina e recebeu o prêmio de Maior Onda (Feminino). Ao todo, o Surfer Big Wave Challenge distribuiu mais de 160 mil dólares em prêmios.