Neste sábado, 9, Filipe Toledo e Ethan Ewing disputaram a grande decisão no Finals da WSL. O brasileiro, venceu a primeira bateria com excelência e, apesar das dificuldades com a calmaria do mar, também foi preciso na segunda. Com a conquista, o surfista de Ubatuba conquistou o bicampeonato mundial.
Na primeira bateria, Ethan Ewing tinha ido melhor nas primeiras ondas, por 7.33 a 7.00 diante de Filipinho. O brasileiro, contudo, mostrou a que veio, superou o australiano na segunda rodada (16.00 a 15.83), e fechou a etapa inicial da decisão melhor de três com uma margem mais tímida em relação aos momentos finais, de 17.97 a 17.23.
A segunda bateria demorou para ser disputada devido à calma do mar californiano na prova de Trestles. Filipinho foi o primeiro a conseguir uma onda em que foi possível executar manobras, com 5.54. Ewing ainda encontrava dificuldades para abrir a pontuação enquanto o brasileiro aumentava a sua, mesmo que com pouca vantagem.
As duas melhores pontuações de Filipe Toledo foram 7.50 e 5.17 na bateria 2. O australiano cravou 4.70 em sua primeira tentativa. Com parciais de 14.27 a 12.37, já restando somente trinta segundos para o fim da bateria, Ewing até tentou ampliar o seu escore, mas não encontrou uma boa oportunidade e o brasileiro cravou o bicampeonato mundial.