Nesta sexta-feira, 16, Filipe Toledo se consagrou vencedor da etapa de El Salvador da WSL. Em duelo contra Griffin Colapinto, o brasileiro atingiu uma ótima nota nos últimos 10 minutos da bateria e fechou com uma pontuação de 17.33, contra 12.10 do norte-americano.
O brasileiro inaugurou a bateria e assumiu a liderança com uma nota tímida, um pouco acima de cinco pontos. Na sequência, Colapinto não superou o brasileiro em sua primeira tentativa, mas embalou uma outra onda e assumiu a liderança provisório. Neste momento, era notório que Toledo não estava em sua melhor sequência, mas ele guardava o melhor para fim.
Após uma segunda nota computada, Filipe reassumiu a liderança e, após isso, foi para o seu show pessoal. Já faltando 10 minutos para o término da bateria, o brasileiro conquistou uma nota 9, coroando uma ótima onda e uma finalização magnífica com um aéreo. Assim, o surfista mostrou que, mesmo com dificuldades e dores, não estava lá para brincar.
Ficando consideravelmente para trás, Colapinto começou a se equivocar e não conseguiu finalizar mais uma onda sequer. Em diversas ocasiões, forçou manobras interessantes, mas sem aterrissar com sucesso em nenhuma. Além disso, o norte-americano entrava nas ondas, mas desistia antes de iniciar sua sequência de movimentos.
Para fechar com chave de ouro, Filipe Toledo teve mais uma onda espetacular, atingindo uma nota 8.33, superior a qualquer pontuação obtida pelo adversário. Assim, juntando esse resultado com o nove anterior, o brasileiro deixou Colapinto em combinação, e assim permaneceu. O campeão da etapa de El Salvador é brasileiro.