Entre os dias 4 e 8 de junho, Ostia, na Itália, será palco da primeira etapa da World Skate Tour 2025, o circuito mundial de skate na modalidade Park. Dessa forma, o fenômeno do skate Gui Khury, de apenas 16 anos, foi um dos convocados pela CBSk (Confederação Brasileira de Skate) para representar o Brasil no evento, que reunirá os melhores atletas da atualidade e marcará o início do ciclo rumo às Olimpíadas de Los Angeles 2028.
Vivendo um momento incrível em sua carreira, Gui Khury — considerado um dos melhores skatistas do mundo na modalidade vertical — acumula feitos inéditos, títulos e medalhas. Agora, vem chamando atenção também no Park. Neste ano, venceu o STU Pro Tour em Porto Alegre, conquistando seu primeiro título na modalidade. Além disso, garantiu o vice-campeonato no STU National, em Florianópolis, mostrando que está cada vez mais afiado no Park.
“Estou muito empolgado para o evento em Ostia. Estou evoluindo bastante no Park, conseguindo usar muito da minha base no Vert, e sinto que isso está me ajudando demais nesse processo. Eu estou cada vez mais confiante, e vai ser incrível representar o Brasil nesse campeonato irado. Vou estar junto dos meus amigos, então vou me divertir bastante e aprender muito com eles”, conta o skatista.
Ver essa foto no Instagram
Além de Gui, outros oito brasileiros também marcarão presença na categoria masculina do evento: Augusto Akio, Pedro Barros, Kalani Konig, Luigi Cini, Pedro Quintas, Murilo Peres, Luiz Francisco e Pedro Carvalho. Os homens entram em ação pela primeira vez na quinta-feira, 05, nas classificatórias. Em seguidas, pelas quartas de final na sexta, semifinais no sábado e finais no domingo.
Gui Khury faz nota histórica e vence o STU Pro Tour
Neste domingo, 30, o fenômeno do skate, Gui Khury, de apenas 16 anos, fez história novamente ao vencer o STU Pro Tour com uma nota de 98.00 pontos na modalidade vertical, igualando o recorde histórico de Bob Burnquist, estabelecido em 2001. Com três voltas perfeitas, o curitibano encerrou sua participação com os títulos do Park e do Vert.
Em uma final eletrizante, Gui confirmou seu favoritismo e ainda igualou um recorde que perdurava há mais de duas décadas. Atual campeão mundial da modalidade, o jovem skatista acertou três voltas impecáveis – 94.00, 97.00 e 98.00 –, garantindo o título já na primeira tentativa e registrando as três melhores performances do torneio.
O pódio foi formado por Gui Khury no topo, seguido por Luigi Cini, com 92.42 pontos, e Tate Carew, com 90.61 pontos. A disputa também contou com nomes como Rony Gomes, Alessandro Mazzara, Dan Sabino, JD Sanchez e Thomas Augusto. A organização do STU incluiu pela primeira vez a modalidade vertical na programação, e a tendência é mantê-la nas próximas edições.
A competição foi histórica para Gui, não apenas pela marca alcançada, mas também por sua conquista inédita no Park, a primeira da carreira. Dessa forma, ele mostra que também pode brilhar nessa modalidade. Com apenas 16 anos, o curitibano já se consolida como um nome histórico do skate e segue se reinventando para surpreender nas pistas.