O Brasil começou com tudo o primeiro dia do Mundial de Skate Park, em Roma. A competição, que teve sua classificatória feminina na manhã desta quarta-feira (18), contou com seis representantes brasileiras e todas garantiram vaga para as quartas de final, previstas para a próxima sexta-feira (20). As skatistas classificadas foram Dora Varella e Raicca Ventura, que estiveram nas Olimpíadas de Paris 2024, além de Yndiara Asp, Sofia Godoy, Fernanda Tonissi e Helena Laurino.
Raicca Ventura foi o grande destaque brasileiro do dia ao conseguir duas ótimas voltas, fazendo 78.34 pontos na primeira. Já na segunda tentativa, assegurou o top-2 ao marcar 81.08 pontos, atrás apenas da espanhola Naia Laso, que ficou na primeira posição com 83.08 pontos.
Como foi a performance das skatistas brasileiras?
Yndiara Asp enfrentou dificuldades em sua primeira volta, mas se recuperou na sequência e anotou 76.21 pontos, garantindo o quarto lugar. Dora Varella, que ficou em quarto lugar nas Olimpíadas de Paris 2024, também encontrou dificuldades na primeira volta e precisou melhorar na segunda. Com 46.46 pontos, conseguiu a classificação em 23º lugar.
Quais foram as posições das demais representantes brasileiras?
Entre as outras atletas brasileiras, Sofia Godoy ficou em 14º lugar com 53.13 pontos, Fernanda Tonissi foi a 16ª com 50.00 pontos, e Helena Laurino obteve a 18ª posição com 48.52 pontos. A classificatória é composta por duas voltas de 45 segundos, mas apenas a maior pontuação vale para a disputa, passando as 32 melhores skatistas.
Como será a próxima fase da competição?
Nesta quinta-feira (19), acontecem os confrontos na categoria masculina, com a presença de oito skatistas brasileiros. Dentre eles estão os medalhistas olímpicos Pedro Barros e Augusto Akio, além de Kalani Konig, Luigi Cini, Luiz Francisco, Murilo Peres, Pedro Carvalho e Pedro Quintas.
- Pedro Barros: medalhista de prata em Tóquio 2020
- Augusto Akio: medalhista de bronze em Paris 2024
- Kalani Konig
- Luigi Cini
- Luiz Francisco
- Murilo Peres
- Pedro Carvalho
- Pedro Quintas
Vale lembrar que o Brasil vem se destacando no cenário mundial do skate, com grandes nomes como Rayssa Leal, que recentemente se tornou bicampeã mundial de skate street. A expectativa é de que os skatistas brasileiros mantenham esse nível de desempenho nas próximas fases da competição em Roma, consolidando ainda mais o país como uma potência no esporte.
Continue acompanhando as atualizações do Mundial de Skate Park e torça pelos nossos representantes nesta emocionante jornada!