Entre os dias 26 e 31 de outubro, o fenômeno do skate, Gui Khury, estará em Buenos Aires para a disputa do World Skate Games 2022, evento que, entre outras modalidades, promoverá o mundial de skate vertical. Esta será a segunda vez do jovem skatista na competição mundial, que vai em busca de um título inédito, para sua já tão notória coleção de conquistas.
Segundo o atleta de apenas 13 anos, cada competição é uma oportunidade para evoluir ainda mais. “Estou muito animado para mais essa competição. Andar de skate é o que mais amo fazer e sempre me divirto em cima do skate. E, também, vou aproveitar cada momento na pista para evoluir e aperfeiçoar ainda mais minhas manobras. Todo campeonato me divirto e evoluo. Esse, até porque é uma das últimas competições que teremos no ano, acho que fica esse gostinho de quero mais. Então é tirar tudo a cada volta”, revela.
Ver essa foto no Instagram
Além disso, Gui também relembrou de seus recordes e conquistas concebidas em torneios desta modalidade. “Gosto muito do vert e sempre fiquei à vontade. A primeira vez que dropei tinha 4 anos, e nunca tive medo de dropar. São muitas boas no vert, mas a minha preferida é a de quando ganhei minha primeira medalha de ouro no X-Games”, relembra Gui.
A lembrança em questão aconteceu em julho de 2021, quando após completar o giro de 1080 graus, o curitibano se tornou o mais jovem medalhista de ouro dos X-Games na categoria masculina. Antes disso, Gui já havia conquistado o título de ser o mais jovem skatista a completar a manobra 1080º no vertical, em 2020, além de ter sido o mais jovem a participar do X-Games, em 2019, quando tinha apenas 10 anos e 225 dias. Todos os estes feitos estão oficializados no Guinness World Record.
SOBRE GUI KHURY
Gui Khury nasceu para ser um fenômeno no esporte e, desde cedo, a vida o levou para as pistas de skate. Com apenas 5 anos de idade, ele já impressionava mostrando habilidade e coragem para encarar manobras de “gente grande”, fazendo altos aéros e giros em mega pistas. Hoje, com 13 anos, o menino prodígio coleciona feitos inéditos, recordes mundiais certificados pelo Guinness World e é um dos grandes nomes do skate masculino.
Em julho do ano passado, Gui fez história ao ser o primeiro skatista a completar, em um campeonato, o 1080° – três giros completos no ar – em uma pista vertical, e o mais jovem atleta a ganhar medalha de ouro no X-Games, a maior e mais conceituada competição de esportes radicais. O feito também superou o recorde do americano Tony Hawk, conhecido como a lenda do skate e entrou para o livro dos recordes de 2022.
Ao todo, Gui coleciona três recordes no Guiness World Records: um por ser o atleta mais jovem do X-Games, outro por ser o primeiro skatista a realizar a manobra 1080, no vertical, e o mais recente, por ser o medalhista de ouro mais jovem dos X-Games (masculino). Além disso, Gui coleciona cinco medalhas na competição: a de ouro, na disputa de melhor manobra, em 2021, que lhe rendeu o recorde. Uma de bronze, no vertical, e outra prata, na melhor manobra, ambas em abril de 2022, na etapa de Chiba. E duas de prata, pelo skate vertical, na Califórnia, em julho. Em 2022, Gui Khury também foi convocado pela primeira vez para integrar a Seleção Brasileira Júnior de Skate e representar o país na temporada.