A para-arqueira Jodie Grinham, grávida de sete meses, e Nathan Macqueen conquistaram a medalha de ouro para a Grã-Bretanha ao superarem o Irã por 155-151 na final do composto por equipes mistas nos Jogos de Paris.
Esta é a segunda medalha de Grinham na competição. Ela já havia garantido o bronze no composto individual feminino, ao derrotar sua compatriota Phoebe Paterson Pine no último sábado.
Ver essa foto no Instagram
Na final por equipes, a dupla britânica iniciou com uma ligeira vantagem, liderando por 39-38 após a primeira rodada. No entanto, os pontos se equilibraram, empatando em 77-77 no meio da disputa. O jogo mudou na reta final, quando alguns tiros abaixo da média de Hadi Nori, do Irã, permitiram que Grinham e Macqueen assumissem a liderança com 115-113. Para selar a vitória, a equipe britânica marcou um perfeito 40, assegurando o título.
“Tudo o que eu queria fazer no final era pular, chorar, gritar e comemorar”, confessou Grinham, de 31 anos, à BBC. Ela, que já havia conquistado a prata no composto por equipes com John Stubbs em 2016, destacou as limitações de sua condição: “Mas, estando muito grávida, o melhor a fazer era agachar e respirar por um momento. Só depois pude dar abraços e expressar minha alegria.”
Desde que foi convocada para os Jogos de Paris, a arqueira galesa, mãe do pequeno Christian, desejava enviar uma mensagem inspiradora às mulheres. Sua presença nos Jogos atraiu atenção mundial, mas não foi sem desafios. Na semana passada, após um susto, ela precisou de atendimento médico em um hospital parisiense antes de ser liberada para competir.
Grinham formou uma parceria sólida com o escocês Nathan Macqueen, de 33 anos, que ficou paralisado após um acidente de moto aos 18. A dupla se classificou em segundo lugar na rodada de qualificação, atrás apenas da Índia, garantindo uma vaga direta nas quartas de final. Lá, venceram a Austrália por 150-141 e superaram a Itália por 156-149 nas semifinais, garantindo o confronto final contra o Irã.
“A ideia era mostrar que nada é impossível e dar o nosso melhor”, afirmou Grinham. “Felizmente, tenho um parceiro de equipe incrível. Não importa como eu atire, sei que ele estará lá para me apoiar, e juntos, arrasamos. Somos uma equipe incrível e estamos trazendo de volta a medalha pela qual trabalhamos tanto.”