Após dois dias intensos de competições nas Paralimpíadas 2024, o Brasil está na terceira posição no quadro de medalhas, alcançando a meta ambiciosa de terminar entre os cinco primeiros na tabela de classificação. Nesta sexta-feira (30), nossos atletas do atletismo conquistaram três ouros, e o taekwondo trouxe mais um ouro ao país, somando cinco ouros, uma prata e seis bronzes no geral.
Destaque para Petrucio Ferreira dos Santos, que levou o ouro na prova de 100 metros, além de Julio Cesar que quebrou recorde mundial nos 5000 metros. O Brasil já alcançou marcas expressivas nas edições anteriores, como os 22 ouros e 72 pódios das Paralimpíadas de Tóquio 2021 e Rio 2016, ocupando a sétima posição no quadro de medalhas dessas edições.
As conquistas do atletismo brasileiro nas Paralimpíadas 2024
O Brasil viu sua bandeira ser hasteada no lugar mais alto do pódio várias vezes nesta sexta-feira. Petrucio Ferreira deixou todos boquiabertos ao conquistar o ouro nos 100 metros na categoria T47.
Petrucio Ferreira, Ricardo Gomes de Mendonça e Julio Cesar foram os grandes nomes. Ricardo venceu a prova dos 100 metros na classe T37 e Julio Cesar brilhou nos 5000 metros da categoria T11, quebrando o recorde mundial.
Qual é o potencial de medalhas do taekwondo?
O taekwondo trouxe conquistas importantes para o Brasil, mesmo com algumas adversidades. Ana Carolina Silva levou o ouro na categoria até 65 kg, enquanto Silvana Fernandes garantiu o bronze até 57 kg. Nathan Tarquato, lesionado, não conseguiu avançar para a final mas ainda tem a chance de disputar o bronze na próxima fase. A modalidade promete mais emoções e pódios neste sábado.
A atual situação no quadro de medalhas das Paralimpíadas
Era previsto que a China dominasse o quadro de medalhas, e essa previsão se confirmou. A Grã-Bretanha segue como segunda maior potência. O Brasil disputa o terceiro lugar com a Holanda, enquanto Itália e Austrália lutam pelas colocações seguintes. Curiosamente, os Estados Unidos, com apenas um ouro, estão abaixo do esperado, mas devem melhorar nos próximos dias.
Além disso, o Brasil brilhou em outras modalidades como o tênis de mesa, onde venceu a França por 3 sets a 1 e se classificou para a semifinal. Na natação, o revezamento 4x50m livre misto garantiu um bronze emocionante.
Desafios e superações dos atletas brasileiros
O caminho até o pódio não foi fácil. Nathan Tarquato, atual campeão no taekwondo, enfrentou uma lesão que o impediu de avançar para a final, mas a esperança é que ele ainda possa competir pelo bronze. Atletas como Silvana Fernandes e Ricardo Gomes mostraram uma determinação impressionante para superar os desafios e trazer medalhas para o Brasil.
Com o término das competições nesta sexta-feira, a expectativa é alta para os próximos dias de Paralimpíadas. O Brasil ainda tem chances de conquistar mais medalhas e subir no ranking.