Dever cumprido. Assim pode ser resumido o primeiro dos 11 dias de competições das Paralimpíadas do Brasil. O país tinha um atleta favorito ao ouro nesta quinta-feira e conquistou esse título, com Gabriel Araujo na natação da classe S2. Ainda vieram outras duas medalhas esperadas na natação, com Gabriel Bandeira nos 100m borboleta S14 e Phelipe Rodrigues nos 50m livre S10.
Gabrielzinho foi o grande destaque do primeiro dia. O atleta mostrou mais uma vez sua excelência nas piscinas e trouxe consigo a esperança de mais conquistas ao longo do evento. Seu desempenho impressionante já faz com que ele seja visto como uma das grandes promessas da natação paralímpica brasileira.
Resumo do Primeiro Dia nas Paralimpíadas Brasil 2024
O Brasil deu os primeiros passos rumo aos recordes de ouro (22), total de medalhas (72) e a briga pelo top 5 do quadro geral. A projeção inicial aponta para 27 ouros e 85 pódios no total. A disputa pelo top 5 do quadro deve ser intensa com Ucrânia, Austrália e Holanda.
Como Está o Quadro de Medalhas?
A China já líder no quadro de medalhas, com títulos da natação e do ciclismo. O país conquistou as últimas quatro edições das Paralimpíadas e deve manter o título para 2024. A Grã-Bretanha já está se posicionando como segunda potência. Itália está em terceiro, como o esperado.
Quem perdeu espaço neste primeiro dia foi os Estados Unidos, que terminou sem ouros. Na teoria, os EUA devem crescer nos próximos dias e ficar em quarto na tabela.
Aí, entra a briga do Brasil, pela quinta posição. A Holanda aparece com duas medalhas de ouro pela força no ciclismo e será um rival forte. A Austrália “perdeu” um ouro que era favorita na natação nesta quinta-feira e está com um ouro, uma prata e dois bronzes.
Surpresas do Primeiro Dia
Claro que nem tudo foram flores. Podia se esperar uma medalha do taekwondo, em que Maria Strumpf estava entre as favoritas, mas ela acabou eliminada nas quartas de final. Ao mesmo tempo, na “montanha-russa” que é uma Paralimpíada, o país garantiu ao menos um bronze no tênis de mesa nas duplas da classe WD5, com Cátia Oliveira e Joyce Olivera, que venceram seu jogo de quartas de final.
A esperança de mais Medalhas
Com um início tão promissor, a expectativa é que o Brasil continue a somar medalhas nos próximos dias de competição. Os olhos estão voltados para os atletas que já mostraram potencial nos Jogos Olímpicos anteriores, além das novas promessas que estão surgindo.
O desempenho dos atletas brasileiros na natação no primeiro dia eleva as expectativas sobre que outros esportes podem trazer grandes conquistas. Fiquem ligados para mais atualizações sobre as Paralimpíadas Brasil 2024.
Nossa torcida é que o Brasil continue fazendo história e alcançando novos recordes!