Vladyslav Heraskevych foi desclassificado dos Jogos Olímpicos de Inverno, nesta quinta-feira, 12, após o Comitê Olímpico Internacional (COI) vetar o uso de um capacete com imagens de atletas mortos durante a guerra na Ucrânia. O ucraniano participaria da prova de skeleton, mas foi impedido de largar pouco antes do início da prova, por descumprir as diretrizes da entidade sobre expressão dos atletas.
Segundo o COI, o ucraniano descumpriu as “Diretrizes sobre Expressão dos Atletas”, que proíbem manifestações políticas durante competições oficiais. Embora o acessório tenha sido liberado nos treinos, a entidade manteve o veto para as provas valendo medalha.
Comunicado do COI
Em comunicado, o COI afirmou que tentou negociar alternativas para que o atleta pudesse se manifestar sem ferir as regras. No entanto, como não houve acordo, a Federação Internacional de Bobsleigh e Skeleton (IBSF) confirmou a exclusão.
Heraskevych explicou que não pretendia provocar polêmica, mas destacou o significado do protesto. “Eu nunca quis um escândalo com o COI. Este é o preço da nossa dignidade”, escreveu nas redes sociais.
A presidente do COI, Kirsty Coventry, afirmou ter se reunido pessoalmente com o ucraniano antes da prova. Emocionada, declarou: “Ninguém discorda da mensagem. É uma homenagem poderosa. O desafio era encontrar uma solução dentro das regras, mas infelizmente não conseguimos”.
Ver essa foto no Instagram
Capacete homenageava atletas mortos na guerra da Ucrânia
Entre os nomes estampados no capacete estavam o patinador artístico Dmytro Sharpar, morto há dois anos, e o biatleta Yevhen Malyshev, falecido em março de 2022. Vladyslav Heraskevych, de 26 anos, contou que alguns dos homenageados eram amigos pessoais. “Eles mereciam esse momento. Eu não terei o meu nestes Jogos”, lamentou.
Porta-bandeira da Ucrânia na cerimônia de abertura, o atleta já havia realizado outros atos simbólicos contra a guerra. Após o veto, a federação ucraniana apresentou recurso, que foi rapidamente negado pelo COI, sob a justificativa de violação às normas da Carta Olímpica sobre manifestações políticas.





