Uma pesquisa conduzida pela Escola de Saúde Pública TH Chan de Harvard, nos Estados Unidos, revelou que variar os tipos de exercícios físicos ao longo da semana reduz o risco de morte precoce. O estudo foi feito com mais de 111 mil pessoas acompanhadas por cerca de 30 anos.
Os pesquisadores da escola compararam a rotina de atividade física dos participantes com o registro de mortalidade ao longo do período. O resultado mostrou que aqueles com uma maior variedade de exercícios apresentaram um risco de morte 19% menor em relação àqueles que praticavam a mesma atividade.
“Promover o envolvimento em diferentes tipos de atividade física, junto ao aumento do nível geral de exercícios, pode ajudar a reduzir o risco de morte prematura”, escreveram os autores da pesquisa em artigo publicado na revista BMJ Medicine.
Ver esta publicação no Instagram
Benefícios da variedade de exercícios físicos
A variedade de exercícios físicos ativa músculos e sistemas diferentes do corpo, ajudando para uma melhora mais completa da saúde. Entre as atividades analisadas pelo estudo, estavam desde a natação e o ciclismo até tarefas domésticas.
“As pessoas naturalmente escolhem atividades diferentes conforme condições de saúde e preferências, e isso pode gerar benefícios adicionais”, disse um dos autores.
Por outro lado, parte dos dados da pesquisa foi baseada nos relatos dos próprios participantes, que eram em sua maioria profissionais da saúde brancos. Assim, esse fator pode limitar a generalização dos resultados obtidos pelos pesquisadores.





