No Mundial de Ginástica Artística de Jacarta, na Indonésia, Flavia Saraiva se destacou ao executar uma série impecável na trave, fazendo história ao lado de competidoras de alto nível. Aos 26 anos, a ginasta brasileira ficou muito próxima do pódio e terminou a competição no quarto lugar. Esse foi o melhor resultado da atleta em torneios grandes desde 2014. Logo após a prova, Flavinha expressou sua satisfação por ter competido sem erros.
“Fiquei muito feliz. Foi uma final de trave bem difícil. Tem anos que não temos uma final de trave tão difícil assim. A minha última final de trave tinha sido em 2019. Foi a primeira vez que acertei uma final de trave em Mundial. Fico feliz que meu trabalho está dando certo. Estou conseguindo evoluir um pouco mais na trave a cada ano. Competição é competição. Tô muito feliz com a minha prova, feliz que eu acertei“, disse Flavia Saraiva.
Qual o desempenho de Flavia Saraiva no Mundial?
Durante a competição, Flavia iniciou a final da trave com notas impressionantes. Com uma execução quase perfeita, acumulou 13,900 pontos, a colocando entre as melhores. A argelina Kaylia Nemour e a japonesa Aiko Sugihara, com séries também muito bem executadas, acabaram por garantir as medalhas de prata e bronze, respectivamente. A campeã chinesa Zhang Qingying, no entanto, foi insuperável com uma nota de 15,166.
Ver essa foto no Instagram
Conhecida por sua graça e precisão, Flavia Saraiva adicionou elementos mais complexos à sua rotina. Na final, ela aumentou a nota de dificuldade ao incorporar ligações de movimentos, uma escolha estratégica para enfrentar ginastas que apresentam rotinas mais desafiadoras. Assim, o foco na execução, com uma pontuação de 8,200, refletiu um desempenho aguerrido e de alta qualidade, apenas superado pela campeã chinesa.
Com a temporada 2025 finalizando, Flavia Saraiva planeja um período de descanso antes de começar a preparação para o Mundial de 2026 em Roterdã, evento que será crucial para a qualificação olímpica para Los Angeles 2028. Dessa forma, a expectativa é que ginastas veteranas como Rebeca Andrade, que está em pausa sabática, retornem com força total nas competições futuras.





