Nesta quinta-feira, 20, Kirsty Coventry assumiu a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). A ex-nadadora será a primeira representante feminina no cargo em 131 anos de entidade, fazendo história. Além disso, a zimbabuana marca presença como a primeira pessoa do continente africano na posição.
“A jovem que começou a nadar no Zimbabué há tantos anos nunca poderia ter sonhado com este momento. Estou particularmente orgulhosa de ser a primeira mulher presidente do COI, e também a primeira da África. Espero que esta votação seja uma inspiração para muitas pessoas. Os tetos de vidro foram destruídos hoje, e estou plenamente consciente das minhas responsabilidades como modelo”, disse Coventry.
“O esporte tem um poder inigualável de unir, inspirar e criar oportunidades para todos, e estou comprometida em garantir que aproveitemos esse poder ao máximo. Junto com toda a família olímpica, incluindo nossos atletas, fãs e patrocinadores, construiremos sobre nossas bases fortes, abraçaremos a inovação e defenderemos os valores de amizade, excelência e respeito. O futuro do Movimento Olímpico é brilhante, e mal posso esperar para começar!”.
Ver essa foto no Instagram
Novo comando no COI
Pierre de Coubertin, criador das Olimpíadas da era moderna, foi o primeiro presidente do COI, comandando a entidade por 29 anos. Thomas Bach, por sua vez, ocupou o cargo até a chegada de Kirsty. O alemão, inclusive, apoiou a eleição da zimbabuana. A transferência de cargo ocorrerá no dia 23 de junho.
“É um momento extraordinário. Quando eu era uma menina de nove anos, não imaginava que eu estaria aqui um dia, conseguindo retribuir a esse movimento incrível. Não é apenas uma grande honra, como também é um lembrete do meu compromisso com todos vocês de liderar essa organização com muito orgulho e com os valores que espero deixar vocês confiantes da decisão que tomaram”, afirmou a ex-nadadora.
“Obrigado do fundo do meu coração. Agora temos muito trabalho juntos, e gostaria de agradecer aos candidatos. Foi uma campanha incrível. Isso nos tornou melhores e tornou nosso movimento mais forte. Eu sei, por todas as conversas que tive com cada um de vocês, o quão mais forte será o Movimento Olímpico quando voltarmos a ficar juntos e executarmos algumas das ideias que compartilhamos. Muito obrigado por este momento”.