A manhã desta segunda-feira, 21, começou de forma trágica para o esporte olímpico brasileiro, em especial o remo. Um acidente em estrada no Paraná levou nove atletas do esporte a faleceram após um caminhão carreta cair sobre a van que levava a equipe. Além dos mortos, outros dois ficaram feridos e são considerados estáveis.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, a carreta perdeu os freios e acabou colidindo na traseira da van, o que a levou a bater em outro carro e rodar na rodovia, ainda sendo arrastada para fora da pista e caindo embaixo do caminhão. O condutor da carreta saiu com ferimentos leves, enquanto o motorista do terceiro carro não se feriu.
Recebo com imensa tristeza a notícia do trágico acidente no Paraná, que tirou a vida de nove pessoas, entre elas, sete jovens de Pelotas, atletas do projeto Remar para o Futuro, criado durante a minha gestão como prefeito.
Eles estavam representando nosso Estado com muita honra…
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) October 21, 2024
O acidente aconteceu por volta das 21h40 (horário de Brasília), no domingo, 20, em Guaratuba, litoral do Paraná. As informações da PRF dizem ter acontecido por volta do km 665, sentido Santa Catarina. A polícia também contou que a van saiu de São Paulo e tinha Pelotas, no Rio Grande do Sul, como destino final.
Por volta das 5h20 desta segunda, 21, a polícia informou que ainda aguardava um guincho para içar a carreta com o contêiner e retirar os corpos, que serão levados à Polícia Científica de Curitiba. Até a última atualização, segundo o “G1”, eram registrados 17 km de congestionamento no local.
Por último a Prefeitura de Pelotas já se manifestou sobre o caso decretando luto oficial na cidade, diante das mortes dos atletas. O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, também manifestou pesar pelas mortes: “Estavam no auge de suas carreiras, conquistando medalhas e levando o nome do nosso Rio Grande ao topo em uma competição de grande relevância nacional“.