Principal nome do fisiculturismo brasileiro na atualidade, Ramon Dino chega ao Mr. Olympia 2024 como um dos favoritos a desbancar o canadense Chris Bumstead, conhecido como CBum, pentacampeão da categoria Classic Physique. A aguardada disputa acontece neste sábado (12), e Dino, apelidado de “Dinossauro Acreano”, está de olho no cobiçado troféu Eugene Sandow. No entanto, além de CBum, Ramon também precisará superar o holandês Wesley Vissers, que o surpreendeu com uma derrota no Arnold Classic Ohio deste ano.
Bumstead, que venceu seu quinto título consecutivo do Olympia em 2023 após uma acirrada disputa com Dino, chega ao torneio como o homem a ser batido. O brasileiro, que ficou novamente com o vice-campeonato no ano passado, acredita que este pode ser o ano em que finalmente assumirá o trono.
“Este é meu ano”, declarou Dino em uma publicação recente no Instagram, demonstrando confiança em sua preparação para o evento mais importante do fisiculturismo mundial. O pré-julgamento está marcado para as 13h30 (horário de Brasília), e a grande final acontecerá às 23h.
Em busca do primeiro título para o Brasil
Se vencer, Ramon Dino conquistará o primeiro título de Mr. Olympia para o Brasil em uma categoria masculina, um feito histórico em meio ao crescimento do fisiculturismo no país. A expectativa é alta, e Dino está focado em melhorar seus pontos fracos, que lhe custaram a vitória no Arnold Classic. Naquele torneio, sem a presença de CBum, o brasileiro foi superado por Vissers devido ao seu condicionamento físico e estrutura corporal, fatores que foram determinantes na avaliação dos árbitros.
“Estamos trabalhando todos os pontos, minhas costas, meus glúteos, meus isquiotibiais”, contou Dino em coletiva de imprensa antes da competição. A melhoria na definição das costas, um ponto forte de CBum, é vista como essencial para conquistar o título.
View this post on Instagram
Rivalidade com CBum e elogios de Vissers
Mesmo com a confiança de Dino, CBum se mostrou inabalado na conferência de imprensa. O canadense declarou que ainda não vê nenhum adversário capaz de ameaçá-lo no Olympia. “Eu realmente não acredito que ninguém me ameace agora. Ouço todos dizendo que vão vencer, mas, quando olho nos olhos deles, não acredito que eles acreditem no que estão dizendo”, afirmou o pentacampeão.
Dino, no entanto, não deixou barato e respondeu à altura: “Você não precisa acreditar em mim, irmão. Acredite no seu trabalho. Eu tenho meu trabalho todos os dias. Não se preocupe”, disse o brasileiro, que foi elogiado pelo alemão Urs Kalecinski, outro forte concorrente ao pódio, pela disposição em aprender e se comunicar em inglês.
O respeito pelo trabalho de Dino também foi demonstrado por Vissers. Em um vídeo publicado antes do torneio, o holandês elogiou a evolução do brasileiro: “O homem do Olympia. Você está incrível”, disse Vissers, quando os dois se encontraram em um treino em Las Vegas, sede do Mr. Olympia 2024.
Ramon Dino Pronto para fazer história
Com uma preparação focada e ajustes técnicos nos pontos que o separaram do título em 2023, Ramon Dino chega ao Mr. Olympia 2024 com a chance real de fazer história e levar o Brasil ao topo do fisiculturismo mundial. O apoio da torcida brasileira e sua determinação são fatores que podem fazer a diferença na busca pelo troféu inédito.