Neste sábado, 21, Julia Soares roubou a cena e dominou a etapa de João Pessoa, na Paraíba, do Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística. Única medalhista olímpica a se apresentar em todos os aparelhos, a curitibana confirmou o favoritismo e garantiu o título no individual geral.
Para começar, Julia se apresentou nas barras assimétricas e tirou nota de 12.450. Na sequência, a ginasta partiu para a trave, sua especialidade. Com outra grande apresentação, a medalhista olímpica tirou 14.000. Para fechar o dia, Juju ainda foi para o solo e o salto.
No solo, Julia Soares brilhou ao som de Raça Negra e Edith Piaf e tirou nota de 13.250. Já no salto, a ginasta falhou na chegada e acabou perdendo pontos importantes: 12.350 para ela! Apesar do erro, a curitibana teve a melhor soma em todos os aparelhos e sagrou-se campeã no individual geral. Vale citar que a campeã também se classificou para a final das barras, da trave e do solo, mas decidiu se poupar e desistiu das finais.
A desistência
Na manhã deste domingo, 22, Julia Soares surpreendeu a torcida brasileira. Depois de se classificar para três finais no Campeonato Brasileiro de Ginástica Artística, a ginasta decidiu se poupar e desistiu das provas. Vale destacar que Juju entrou em ação no último sábado, 21, e conquistou o título do individual geral.
Em entrevista ao sportv, Julia explicou que a decisão se baseou no processo desgastante dos Jogos Olímpicos de Paris. A medalhista olímpica confirmou que precisa descansar para as próximas competições da Ginástica Artística e, por isso, tomou a decisão de se poupar junto com o Cegin, seu clube.
Você confere uma entrevista exclusiva com Julia Soares clicando aqui!
Ver essa foto no Instagram
Além de Julia Soares
Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira também estiveram presentes na competição. Poupadas em alguns aparelhos, as ginastas ajudaram o Flamengo na conquista por equipes.
Rebeca se apresentou no salto e nas barras assimétricas. A medalhista de ouro em Paris se garantiu apenas na final das barras, já que desistiu da decisão no salto. Por outro lado, Lorrane disputou apenas as barras e teve uma falha grave que a tirou da final deste domingo, 22.
Rebeca campeã
Em mais uma apresentação impressionante, a principal ginasta do Brasil na atualidade, Rebeca Andrade, se sagrou bicampeã brasileira nas barras assimétricas. A atleta realizou sua performance para enlouquecer o ginásio Ronaldão, em João Pessoa, tirando uma nota 14.500 para superar as adversárias da grande final.