No dia 29 de setembro, o Monumento aos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro, será palco da largada da Bimbo Global Race 2024, considerada a maior corrida com causa a nível mundial.
Isso porque, a cada inscrição feita, a companhia de alimentos doa 20 fatias de pães a pessoas em situação de vulnerabilidade social. De acordo com a empresa, ao longo da história do evento, já foram doadas mais de 26 milhões de fatias.
Nesta edição, a corrida abriga um personagem especial: Gabriel Ribeiro. Neto do fundador da Plusvita, empresa adquirida pelo grupo Bimbo, o carioca vai correr 10km em homenagem ao avô, Delfim de Almeida Ribeiro.
“Mais do que avô, ele foi um pai para mim. Ele pagou o meu parto e assumiu o papel de pai quando o meu pai biológico saiu de casa, num dia das crianças, quando eu tinha 7 anos de idade”, lembra Gabriel Ribeiro.
“Na minha infância, quando minha mãe ia trabalhar na Plusvita, eu ficava lá brincando. Depois fui estagiário na empresa. Enfim, eu amo a Plusvita e essa corrida é uma forma de eu poder celebrar a memória do meu avô”, completa.
Com 23 meias-maratonas e três maratonas no currículo, Gabriel Ribeiro afirma que os 10km da Bimbo Global Race serão os mais especiais de sua trajetória como corredor, e não apenas pela sua ligação com a Plusvita.
“Eu já ia correr de qualquer jeito, mas quando vi que tinha uma ação social envolvida, me deu ainda mais motivação. Vou dar o meu máximo, correr os melhores 10km da minha vida”, enfatiza.
Dono da tradicional Academia Delfim, um dos espaços mais tradicionais do boxe no Rio de Janeiro, Gabriel Ribeiro é bastante conhecido por promover causas sociais, especialmente utilizando o esporte como ferramenta de inclusão.
Inclusive, a sua ligação com o boxe também teve origem com seu avô, que foi pugilista e lhe deu de presente um saco de bater para que Gabriel brincasse quando sentisse algum medo ou a falta do pai.