A delegação brasileira para os Jogos Olímpicos de Paris já foi divulgada de forma oficial, mas ainda tem três atletas que buscam liberação para competirem. Hygor Gabriel, Max Batista e Lívia Avancini tiveram os requisitos de classificação, mas acabaram não sendo convocados por não realizarem todos os exames antidoping no prazo determinado.
De acordo com uma determinação da World Athletics, todos os atletas precisam realizar três testes de antidopagem, com cada um tendo um prazo mínimo de 21 dias de diferença, o que nenhum dos três realizou. Desta forma, a CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo acabou não listando seus nomes na convocação.
Os vencedores da marcha atlética do Troféu Brasil de Atletismo! 🏃🏾🏃🏽♀️
Max Batista chegou com o tempo de 2h35min e Gabriela de Sousa com o tempo de 2h55min. 👏👏
Acompanhe a transmissão no YouTube do #TimeBrasil 🇧🇷 pic.twitter.com/wbSNkmWwiF
— Time Brasil (@timebrasil) June 30, 2024
Segundo o presidente da entidade brasileira, Wlamir Motta Campos, a CBAt entrou com um pedido à World Athletics, para que pudesse ser feita uma exceção aos atletas, o que foi prontamente negado. Na live em que afirmou isso, Wlamir até confirmou que faria um recurso ao CAS, mas ele tem um prazo de até seis meses para ser julgado.
Desta forma o caso será enviado ao CAS AdHoc Division, que funciona dentro dos jogos e costuma atender os casos em até 72 horas: “Estou acionando o CAS para reverter essa injustiça praticada pela AIU/WA (Athletics Integrity Unit) contra os atletas Lívia, Max e Hygor. A própria AIU/WA poderia tê-los testado fora de competição, mas não o fez. Qual é a culpa dos atletas por não terem sido suficientemente testados fora de competição? Eles não podem se testar”, explicou o advogado, Marcelo Franklin.
Todos os três atletas fazem parte do atletismo do Brasil, com Hygor Gabriel sendo do revezamento 4×100. Enquanto isso, Max Batista participa da marcha atlética e Lívia Avancini seria concorrente do arremesso de peso. A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris está marcada para esta sexta-feira, 26.