Nesta quarta-feira, 22, o Brasil chegou à sua marca mais “dourada” nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago. Entre as 46 medalhas conquistadas pelo país no dia, 25 foram de ouro, enquanto dez foram de prata e 11 foram de bronze. Além disso, os triunfos marcaram o número de 200 pódios no torneio para a delegação verde e amarela.
A natação foi a responsável por puxar esse feito, com 17 medalhas faturadas (com dez sendo ouro). Vale destacar que foram cinco dobradinhas: duas com os irmãos Douglas e Thomaz Matera, além de outra tripladinha com Ana Soares, Débora Carneiro e Beatriz Carneiro.
E assim fechamos mais um dia de #ParapanSantiago2023! 🇧🇷
Nem precisamos falar nada, esse quadro de medalha diz tudo. 🙅#Santiago2023 #BrasilNoParapan pic.twitter.com/g8uiPhYjMp
— Brasil no PARAPAN (@cpboficial) November 23, 2023
MAIS CONQUISTAS NO PARAPAN:
- 13 novas medalhas no atletismo, pertencentes às categorias salto em distância feminino na classe T11/12, lançamento de dardo feminino classe F54, arremesso de peso masculino classe F55, lançamento de disco na categoria F11, entre outras.
- Eugênio Franco garantiu o ouro inédito no tiro com arco composto da classe W1 e o ‘passaporte’ para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.
- Brasil vai às semi no goalball feminino e masculino.
- As duplas Leandro Pena e Ymanitu Silva e Maria Fernanda Alves e Meirycoll Duval conseguiram a classificação para as finais do tênis em cadeira de rodas.
- 21 atletas brasileiros avançaram para as próximas fases do badminton.
- Brasil bate Chile por 4 a 0 no Futebol PC e se mantém 100% no torneio.
- Maciel Santos, pela categoria BC2, e Evelyn Oliveira, pela BC3, alcançaram, respectivamente, o tri e o bicampeonato na bocha.
- Parapan: confira os pódios e medalhas do Brasil na terça-feira, 21





