Em confronto nada fácil, os Estados Unidos ficaram no empate por 0 a 0 com Portugal nesta terça-feira, 1 de agosto, no Eden Park, em Auckland, na Nova Zelândia, e avançaram às oitavas de final da Copa do Mundo Feminina. A seleção portuguesa teve a bola do jogo, mas a trave impediu a vitória no final do segundo tempo.
Com o resultado sofrido, as norte-americanas chegaram aos cinco pontos e confirmaram a segunda colocação da chave. A Holanda goleou o Vietnã por 7 a 0, aplicou o maior resultado do Mundial Feminino até aqui e avançou em primeiro no grupo. Com quatro pontos, as portuguesas foram eliminadas.
Agora, a seleção tetracampeã aguarda a definição da primeira colocação do Grupo G (Suécia ou Itália) para conhecer a adversária das oitavas de final. O próximo compromisso das norte-americanas será no domingo, 6, às 6h (horário de Brasília), no Melbourne Rectangular, na Austrália.
O Jogo
Estados Unidos e Portugal fizeram um primeiro tempo equilibrado. As norte-americanas começaram melhor, levando perigo para as europeias, que logo conseguiram ter a posse de bola e segurar o ímpeto das tetracampeãs mundiais. Nas melhores chegadas, principalmente com Williams, os EUA pararam nas boas defesas de Inês Pereira.
A seleção norte-americana mudou o jogo no início da segunda etapa, protagonizando os melhores lances para abrir o placar. No entanto, Portugal se segurou para manter o duelo em aberto.
Em final de jogo eletrizante, a seleção portuguesa desperdiçou a melhor oportunidade de abrir o placar. Aos 46 minutos, Ana Capeta foi lançada contra três defensoras, invadiu a área e mandou uma bomba no pé da trave esquerda. Em resposta rápida, Rapinoe cruzou para Alex Morgan, que desviou mal e mandou para fora perto da primeira trave.