O Brasil fez sua estreia nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina na manhã desta terça-feira, 10, na disputa do esqui cross-country. Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva foram eliminados na fase classificatória do sprint livre.
No feminino, as brasileiras precisavam ficar entre as 30 primeiras colocadas para garantir vaga nas quartas de final. Bruna Moura terminou na 76ª posição, com o tempo de 4min22s07, enquanto Eduarda Ribera registrou 4min17s05 e ficou na 73ª colocação.
Além disso, Eduarda conquistou o melhor resultado de uma atleta sul-americana na prova.
MELHOR PARTICIPAÇÃO EM JOGOS OLÍMPICOS!!!!
Manex subiu 23 posições em comparação a sua última Olimpíada!!!!!! Em Pequim 2022, ele terminou o sprint em 71º. E agora, em #MilanoCortina2026, terminou em 48º.
QUE ORGULHOOOOOOOO 💚💛
Foto: Gabriel Heusi/COB pic.twitter.com/xuRtAXZEXi
— Time Brasil (@timebrasil) February 10, 2026
Manex Silva conquista o melhor resultado do Brasil na modalidade
Por outro lado, Manex Silva ficou na 48ª posição na disputa do masculino, com o tempo de 3min25s48. Apesar da eliminação, ele conquistou o melhor resultado do Brasil na história do esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno.
“Me senti muito bem, a condição estava mais rápida. Há uns dias, estava mais quente e mais lenta. Acho que fiz uma boa prova. Sonhava em ir um pouquinho mais rápido, mas acho que fiz o melhor que eu tinha. É um grande orgulho, um país muito grande. É verdade que não teve tanta história nos Jogos de Inverno, mas acho que nos últimos anos o Brasil tem conseguido muita força”, disse Manex Silva em entrevista ao SporTV.
Por fim, o trio ainda vai disputar outras provas em Milão-Cortina. Nesta quinta-feira, 12, Bruna Moura e Eduarda Ribera disputam a prova dos 10 km no estilo livre no esqui cross-country. No dia seguinte, Manex Silva vai competir na mesma prova, mas no masculino.





